Auto-moderação de conteúdo gerado por usuários

That’s WHY
Tendências Digitais
2 min readSep 26, 2016

Tarde da noite do dia 20 de setembro, o YouTube revelou um novo programa que começaria num futuro incerto, chamado YouTube Heroes. O programa recompensaria os participantes com pontos para atividades como denunciar conteúdo que rompe com as regras da comunidade, adicionar legendas, títulos e descrições em vídeos e participar da seção YouTube Heroes da comunidade do YouTube.

O YouTube Heroes foi a última iniciativa de consecutivas que o Google anda fazendo no que diz respeito à utilização de dados dos usuários para a melhora dos seus serviços, deixando claro para o usuário quais são eles e para qual finalidade estão sendo compartilhados. Seu exemplo de maior sucesso é o Guias Locais do Google Maps. Mas nesses dois casos, há divergências.

No programa de contribuição do Google Maps, ao ajudar corrigindo informações erradas dos mapas, acrescentando dados ausentes ou avaliando lugares visitados, você ganha uma medalhinha perto da sua foto, mais armazenamento do Google Drive e convites para alguns eventos locais, caso você esteja nas poucas metrópoles em que eles ocorrem. O processo consiste em melhorar ou corrigir a base de dados dos mapas da empresa, passando por uma segunda avaliação para ser implementada. É uma intervenção com um potencial nocivo bem inferior à alternativa do YouTube, simplesmente por não ter usuários mediando outros usuários.

A tendência de participação ativa da base de usuários se mostra bastante positiva no caso do Google, mas todo o programa YouTube Heroes ainda é mal esclarecido. A começar pelas recompensas que são ganhas após legendar diversos vídeos e finalmente subir de nível. Elas são meras ferramentas para tornar o trabalho de moderar a comunidade mais eficiente, como a marcação em massa de vídeos “impróprios” (sendo impróprios definidos pelo interesse desses Heroes). Além disso, o nível mais alto que se chega após muita contribuição é algo similar a um Suporte Ao Cliente e acesso a produtos inacabados.

É mercadologicamente muito estratégico ter os próprios usuários moderando a comunidade que eles mesmos participam, mas a gamificação que o YouTube Heroes promove é tóxica para os criadores. Ao mesmo tempo que a moderação se descentraliza da equipe oficial, ela passa pro interesse individual e, talvez, tendencioso.

O conteúdo gerado voluntariamente por usuários é cada vez mais comum em diversas plataformas de grande escala em que administrações de tais dados é inviável na escala humana. É importante esclarecer o usuário sobre diversas aspectos da sua participação, pois em muitos casos o uso dessas ferramentas é abusivo ou promovem o abuso. São pessoas comuns fazendo trabalhos de funções remuneradas, como beta testers e tradutores.

--

--

That’s WHY
Tendências Digitais

WHY is where I try to answer the questions I make to myself about nearly everything.