Automatização de empregos

Priscilla Meiler
Tendências Digitais
2 min readSep 2, 2016

Em uma palestra para o TED Talks, Anthony Goldbloom, fundador e CEO da Kaggle, uma empresa de aprendizado de máquinas, fala sobre a automatização de empregos.

Cada vez mais as máquinas vem sendo usadas para trabalhos que costumavam ser feitos por humanos. Pesquisas feitas pela Kaggle, mostraram que maquinas já conseguem corrigir provas e até diagnosticar doenças tão bem quanto profissionais da área.

Para Goldbloom, qualquer trabalho pode ser automatizado, desde que sejam tarefas repetitivas, e que exigam mais trabalho manual do que intuição, e especificidades.

A chave da interação entre humanos e máquinas reside na boa distribuição das tarefas. Enquanto pessoas devem atuar buscando soluções para problemas, inovações e novos meios de abordagem de determinado assunto, os robôs podem facilmente resolver esses problemas de forma rápida e com menos margem de erro.

Goldbloom afirma também que os empregos que não serão automatizados no futuro, são aqueles que utilizam o apelo emocional, como publicitários, e a indústria criativa, que trabalha principalmente com a criação de novas ideias.

Na minha visão do futuro, apesar de causar uma ruptura no mercado de trabalho, essa tendência vem para o bem. Aliando o lado humano da criação e geração de ideias, com o a produção em massa e pouca margem de erro de máquinas, os processos serão mais rápidos, práticos e possivelmente mais baratos.

--

--