Battle Royale

Rodrigo Romanowski
Tendências Digitais
3 min readMar 12, 2018

Nos últimos anos houve um aumento no interesse popular do termo Battle Royale, que é o nome dado a uma batalha envolvendo um grande numero de participantes onde existe apenas um vencedor ou sobrevivente. Este conceito já vem sido apresentado de forma midiática desde os anos 20, mas graças a novos filmes, séries e jogos digitais que o utilizaram como proposta principal da trama, ressurgiu recentemente.

Em 1924 o conceito foi introduzido pela primeira vez em Zaroff, o Caçador de Vidas, o livro que se tornou filme em 1932 conta a história de um jogo proposto pelo sádico conde Zaroff onde a pessoa serviria como presa para o conde em uma gigantesca floresta, tendo sua liberdade garantida caso sobrevivesse ate o amanhecer.

Zaroff, o Caçador de Vidas (1924) e O Sobrevivente (1987)

O termo foi expandido e usado em diferentes maneiras e cenários durante os anos, A Sétima Vitima (1943), Longa Caminhada (1979) e O Sobrevivente (1987) são alguns exemplos do Battle Royale utilizado no cinema e na literatura. O conceito ainda foi usado como uma categoria de Luta Livre no WWE (World Wrestling Entertainment).

Battle Royale (1990)

Apenas em 1990 o Battle Royale tomou a forma como é apresentado em jogos digitais e diferentes tipos de mídia no presente, o livro e filme japonês Battle Royale de Koushun Takami e o mair influenciador do gênero e apresentou várias regras para esse estilo de jogo, uma área que pune os jogadores passivos com uma explosão letal, o uso de armas recebidas para eliminar a competição e o cenário colocado em um reality show ou programa governamental, mostrando a fascinação do ser humano pela violência viriam a ser utilizados também em outra séries de filmes como Hunger Games (2012).

Inicialmente lançado como um mod no jogo ARMA 2 (2009), DayZ (2013) é o primeiro de uma série de jogos digitais a utilizar o conceito apresentado anteriormente em livros e filmes, os jogadores se esforçam para buscar necessidades básicas como comida e abrigo visando sobreviver em um cenário sandbox repleto de perigos, entre eles outros jogadores.

PlayerUnknown’s Battlegrounds (2017)

Um dos desenvolvedores dos mods de ARMA 2/DayZ, Brendan Greene viria a criar o seu próprio titulo no gênero, diretamente inspirado na história de Battle Royale, Greene desenvolveu o PlayerUnknown’s Battlegrounds (2017) o jogo de maior sucesso no estilo, vendendo mais de 20 milhões de cópias no ano de seu lançamento.

O sucesso de Battlegrounds influenciou concorrentes a adotar o gênero na produção de seus jogos, um dos casos mais notáveis e o de Fornite (2017), utilizando o Battle Royale com o diferencial de ser completamente grátis e incorporando o sistema de crafting utilizado em outros títulos como Minecraft (2009) o jogo já atingiu marcas parecidas aos do seu predecessor sendo um dos games mais vistos das plataformas de streaming.

Fortnite (2017)

O Battle Royale passou de uma história a uma nova forma midiática, uma nova espécie de jogo, como gênero especifico de jogos digitais é uma das maiores apostas da indústria de jogos no ano de 2018, o fascínio do ser humano pela violência pode ser um dos principais fatores do sucesso do gênero, estando presente em filmes e séries, não é difícil imaginar que no futuro reality shows poderiam ser criados a partir desta formula.

--

--