Bem vindo ao NHK

Não seria fácil dizer que a culpa é sempre de um poder maior aonde controla como você vive e a forma que você vê as coisas? Tatsuhiro Sato é um hikikomori, um comportamento que já é considerado assunto de saúde pública no japão. São geralmente jovens adultos, na sua maioria homens que possuem um comportamento extremamente isolado. Evitam qualquer contato com a sociedade e vivem em seus quartos 24 hrs por dia.

Tatsuhiro Sato

Ele acredita que a sua atual situação é culpa de uma emissora japonesa chamada NHK( Nippon Hōsō Kyōkai). Onde pretende criar um tipo de associação desse tipo de pessoa. O interessante apontar nessa light novel que foi já adaptada para o anime e mangá e sua atenção ao sub temas como otakus e lolicons, que também se tornou um comportamento que se espalhou pelo globo.

Falando um pouco mais sobre os otakus, que possui diferentes conotações aqui e no Japão. Lá otaku é semelhante ao nerd, geralmente possui um “vicio” em um certo tema, otakus por computadores, otakus por robôs gigantes, otakus por mangas e assim vai. Diferente do otaku no seu significado em terras brasileiras que se resume a alguém que goste muito dessa cultura japonesa no geral. A forma que o esse assuntos são tratados na tramas começa com algo apenas para dar impulso para a histórias, porém o tema vai se centralizando e se transformando em ponto de importância no desenvolvimentos dos seus personagens.

Por fim podemos considerar esse tipo de comportamento uma tendencia digital que ocorreu no japão devido aos seguintes fatores, como o japão possui uma sociedade que peca pela perfeição, acabam ostracizando as pessoas que não atingem o além da média causado essa fuga da sociedade que esse hikikomoris fazem. Segundo, o japão é um país tecnológica o que facilitou esse tipo de comportamento surgir, por ter uma produção gigantesca de produtos eletrônicos, o relacionamento entre pessoas foi cada vez mais terceirizada, onde simplesmente o hikikomori não precisa interagir com ninguém ou com minimo de pessoas para viver. Além dos hikikomoris existem outro tipos de comportamentos localizados no japão que seguem essa tendencia de isolamento social, assim o Japão sobre com novas mãos de obra para sustentar um país com alto idade populacional e baixa taxa de natalidade.