Big Data

Felipe Carvalho
Tendências Digitais
2 min readOct 3, 2016

Big Data -ou megadados- se refere a um conjunto de dados muito grande e complexo, mas o importante do Big Data é o que se pode fazer com toda essa informação.

A coleta de dados sempre ocorreu, desde o Censo Demográfico até perguntar em um restaurante aos clientes do que eles acharam da comida. Mas agora, nunca ficou mais fácil coletar esses dados, com a velocidade da internet e a maior interação das pessoas nelas, por Facebook, Twitter, etc, nunca foi tão fácil ter uma noção melhor do mundo.

Agora resta saber o que fazer com essa enorme quantidade de informações, como e onde utilizar?

Com essa quantidade de informações, sera possível determinar que lugar, por exemplo, necessita de mais médicos, se em alguma região, começar a surgir várias pessoas com sintomas parecidos, será possível fazer um pré-diagnóstico e ajudar essas pessoas antes mesmo de que alguma coisa aconteça.

O uso desses dados pode ser aplicado em diversas áreas, desde a saúde até grandes empresas podem se beneficiar dela, sabendo informações sobre o seu público, com certeza dará uma grande vantagem. O uso do Big Data só está começando, ainda é necessário desenvolver muito a maneira de captação, por exemplo, países mais pobres, a captação de dados não é feita via digital, assim os dados não são tão fáceis de serem armazenados.

Do mesmo modo que a internet rapidamente evoluiu, a captação de dados para o Big Data certamente irá evoluir da mesma maneira.

--

--