Big Marketing

Fellipe Correa
Tendências Digitais
3 min readOct 17, 2018

O ambiente virtual nas primeiras décadas da internet era um tanto quanto engessado, as possibilidades de navegação era resumida a grandes portais de notícia, alimentados por grandes organizações. Contudo, em meados dos anos 2000, houve uma quebra de linearidade de conteúdo devido a acensão das mídias sociais, fator que tornou a internet mais interativa devido a possibilidade de novos conteúdos serem gerados por usuários comuns, através de vídeos e postagens em blogs pessoais.

O número de conteúdos gerado pelo usuário teve um aumento significativo com a era dos smartphones, onde o acesso as redes sociais se intensificou, tornando-a parte do cotidiano dos usuários. Segundo a Folha de São Paulo, o Facebook atingiu 127 milhões de usuários ativos mensais no Brasil no primeiro trimestre desse ano (2018), em âmbito global, o Facebook possui 2,2 Bilhões de usuários mensais! ual.

A proposta do Facebook permitiu a criação de personas online com a possiblidade de alimenta-lo com dados pessoais, demográficos ou com preferências musicais, religiosas, políticas, etc, isso gerou um grande fluxo de dados na rede, além dos dados gerados através das postagens. Esse fator nos faz entender melhor como os dados no ambiente virtual se tornaram grandes e complexos e possíveis de serem coletados. Essa imensidão de informações coletadas é conhecida como Big Data.

O grande número de usuários no Facebook fornecendo dados preciosos chamou atenção da industria comercial, que passou marcar presença na rede usando os dados fornecidos para direcionar suas propagandas. Segundo o Publicitário Micael Delgado “O Facebook já faz parte de 92% das empresas e 70% dos usuários estão conectados a pelo menos uma página de negócios, gerando semanalmente 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários.”

Jennifer Golbeck, TED.

Jennifer Golbeck em TEDxMidAtlantic discorre sobre as infinitas possibilidades de manipulação desses dados, fornecidos pelo Facebook, tal como poder fornecer cupons de desconto para mamadeiras e carrinhos de bebê duas semanas antes da Jovem de 15 anos contar para seus pais da gravidez, isso devido aos dados fornecidos pela jovem ao facebook através do seu comportamento na rede. Esse avanço “marketeiro” através dos dados fornecidos na rede tem impactado usuários com propagandas em quase todas as mídias sociais.

A forma de impactar pessoas com produtos ou serviços nas redes sociais também gerou o termo digital influêncer que é uma nova ferramenta de marketing digital que usa pessoas com grande número de seguidores para sugerir tais serviços ou produtos.

As tendências digitais que previam o aumento do uso das redes sociais, o uso de big data e a percepção das empresas nesse ramo gerou uma ação tão expressiva que deu início a uma nova vertente trabalhista chamada “marketing digital” que são agências especializadas em aumentar a visibilidade de marcas, leads e vendas de empresas e até divulgação de eventos, através do Facebook e outras mídias transformando um ambiente de relacionamento pessoa-pessoa para marca-pessoa tornando as redes sociais um grande marketplace.

Compra no Instagram

--

--