Biometria

Biometria [Bio = Vida] e [Metria=Vida] é um termo que se refere a identificação única de cada indivíduo, e pode ser através das digitais, íris dos olhos, face, palma da mão e até mesmo da voz.

A biometria é uma das formas de identificação de um indivíduo. Em 1903 as impressões digitais começaram ser coletadas para criação de um banco de dados que facilitaria a identificação de criminosos em Nova York, atualmente não serve apenas para identificar, ela é usada em eleições, segurança bancária, e acesso a dispositivos eletrônicos entre outros.

Como cada ser humano é único a biometria tem se mostrado eficiente como ferramenta de identificação e segurança, empresarial, governamental é pessoal, é possível através da impressão digital identificar o indivíduo e ter acesso a suas informações através de um banco de dados onde o mesmo esteja cadastrado. Em uma cena de crime é feito a busca por impressões digitais a fim de identificar um possível suspeito ou testemunha.

Uma das mudanças mais notáveis pelo usuário que essa tendência traz atualmente é a utilização em smartphones, para o desbloqueios e segurança dos equipamentos.

Existe também a biometria comportamental que é mais complexa, pois analisa a forma de reação de cada pessoa em determinadas situações, se a reação é agressiva é de medo ou tranquila, outras formas é identificar o modo de andar falar, alguma “mania” unica da pessoa, essa forma de análise ainda está em desenvolvimento devido sua complexidade de detalhes.

A cada novo smartphone lançado são inseridos elementos mais avançados, um deles é a biometria, a Apple lançou em 2013 o iPhone 5s, o primeiro smartphone com identificador biométrico através da digital, foi algo completamente inovador, atualmente em 2018 a grande maioria dos equipamentos já estão equipados com esta ferramenta, alguns modelos investiram no reconhecimento facial que se popularizou com o FaceID do IphoneX. As grandes marcas lançam as novidades em seus modelos top de linha e na sequência as demais empresas adicionam as funcionalidades em seus equipamentos, se estas forem bem aceitas as demais empresas implantam em seus equipamentos.

A biometria não está sendo apenas utilizada em smartphones, os bancos como Santander utiliza as digitais para realizar transações sem a necessidade do cartão. Empresas de segurança investem em equipamentos como fechaduras, portas e cofres que apenas abrem com a digital, assim restringindo o acesso à digitais não cadastradas. A íris e a voz como biometria são comuns em filmes, porém já estão sendo aplicadas em dispositivos para o uso comum.

A biometria é uma ferramenta em desenvolvimento que já alcançou grande avanços e a cada lançamento tecnológico é atualizada cada vez mais, com maior segurança para o usuário.

Like what you read? Give Lucas Santana a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.