Bite-Sized News

Eric Figueira
Tendências Digitais
2 min readApr 3, 2018

O Twitter ainda é um dos “microblogs” mais rápidos e práticos de se utilizar. Sua plataforma e modo de interação permitem a disseminação e absorção de informação em quantidades pequenas e em uma frequência maior. Todo tipo de informação é sempre entregue de maneira resumida para mais fácil e rápido entendimento e absorção.

Twitter de G1 — https://twitter.com/g1/status/981239183359475712

As últimas gerações cada vez mais impacientes, querendo receber informação e conteúdo rapidamente. Essa impaciência se mostra muito no crescimento de serviços de “streaming” de filmes e séries. A necessidade da informação imediata trás uma necessidade de informações mais concisas.

Percebendo essa tendência geracional, mídias de informações começaram a utilizar cada vez mais o twitter (e o instagram, facebook, e outros) para passar uma noticia de maneira rápida. Desse jeito, até as pessoas mais impacientes começaram a “ler as notícias”, apesar das mesmas serem sem profundidade de informações.

twitter de UOL — https://twitter.com/UOLNoticias/status/981228067388567552

Essa tendência também causa um problema. A informação rápida permite que mais pessoas tenham acesso e leiam a notícia. Porém a falta de profundidade da mesma causa desentendimentos e confusão. Os leitores deixam de querer saber mais, e procurar saber mais, sobre a notícia. Será que vale mesmo a pena termos essa disseminação maior de informação, porém sacrificar detalhes importantes no processo?

--

--

Tendências Digitais
Tendências Digitais

Published in Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).