Blue take over

Camille Matusaki
Tendências Digitais
3 min readMay 25, 2018

Qualquer usuário da Internet sabe que o azul é uma cor predominante no mundo digital, seja em logos, redes sociais, backgrounds, links, entre tantos outros que seria mais fácil citar coisas que não são azuis. A popularidade dessa cor não se limita a apenas um espectro, sendo possível se deparar com suas diversas tonalidades durante a navegação pelo ambiente virtual na mesma frequência que acontece no mundo real ao se olhar para a vastidão do céu ou do mar, e também não se restringe à Internet, sendo comum encontrá-la em filmes, jogos e animações representando interfaces tecnológicas e futurísticas.

Dentre as sensações que o azul provoca estão a de calma e tranquilidade, passando também a de credibilidade e profissionalismo, motivo o qual ele é muito utilizado em ambientes educacionais — como aplicativos e sites para autodidatas, profissionais e até aqueles voltados à saúde mental. Quanto a redes sociais e demais sites voltados à disseminação de informação, é uma cor que promove interação e funciona de background, sem chamar a atenção do usuário e incomodar a vista dele por dar uma sensação de transparência.

Mas ainda há outros motivos por trás da escolha dessa cor em específico além de gosto pessoal ou estratégia de marketing. Pessoas daltônicas, que em sua maioria são para as cores vermelho e verde, conseguem enxergam a cor azul, fazendo com que esta seja uma cor inclusiva, motivo o qual levou Mark Zuckerberg a criar o Facebook com essa cor por ele mesmo ser daltônico. Um estudo realizado pelo designer Paul Hebert, que consistiu em analisar as cores presentes nos 10 sites mais populares da Internet, apurou os resultados em dois gráficos separados: o primeiro representava as cores encontradas espalhadas nas posições de um círculo cromático e o segundo consistia em um gráfico de barras que aglomerou os tons às suas respectivas cores gerais.

Pode-se perceber que o azul domina a Internet, e isso já é tão forte que certas tonalidades dele possuem identidade por serem amplamente associadas ao Facebook, Twitter, Tumblr, Skype, Linkedin e demais grandes nomes. No entanto, o azul possui um significado que é um tanto quanto controverso, apesar de ser ligado ao moderno e novo, também alude ao conforto e conformismo. Dada a sua alta utilização, o uso do azul não é mais inovador e torna o mercado mais competitivo, visto que as empresas procuram outras formas de se destacar, já que muitas consideram arriscado demais tentar outra cor quando esta que é usada em excesso possui bases argumentativas sólidas e consolidadas para tal.

Empresas como a Apple optaram por aventurar-se em uma nova paleta de cores, investindo em cores pastéis — uma tendência que vem crescendo — , sem deixar o azul para trás, mas explorando novos tons. Se a Apple será pioneira dessa descoloração do azul ainda não há como dizer, visto que por ser uma cor que estabeleceu-se como dominante desde muito tempo, as pessoas se apegaram a ela de tal forma que ela provavelmente veio para ficar e continuará a ser usada, mesmo que ao lado de outras cores que possam vir a popularizar-se.

--

--