Brinquedos de ficção científica

That’s WHY
Tendências Digitais
2 min readSep 28, 2016
VÍDEO 1: Pequenos Espiões (2001)

Segundo a psicologia do desenvolvimento e faixas etárias da comunicação, a infância é o período conhecido paralelamente como “esponja”: quando a personalidade individual está mais propensa a absorver todos os estímulos do entorno que a influencia (o estado natural de um designer). A mídia tira proveito disso todos os dias, afinal, é um público de larga escala que consome muito.

IMAGEM 1: Step-it, pedômetro lançado como brinde do McLanche Feliz nos EUA (agosto de 2016)

O avanço tecnológico tão onipresente do século XXI acaba afetando também o refinamento cultural e a noção de realidade do seu público consumidor. Os filmes de ficção infantojunevil, por exemplo, quando abordam a tecnologia projetual, impregnam na mentalidade de uma geração inteira de crianças uma única visão daquele futuro, uma única aposta do que venham ser suas manifestações em produtos, sistemas e interfaces.

VÍDEO 2: Alex Rider Contra o Tempo (2006)

Munindo-se desse viés de que antevemos futuras tecnologias quando reproduzimos nossas expectativas pra elas, é possível fazer uma análise contemporânea desses impactos. Há duas ações (imagem 1 e 2) que a rede global de fast-food McDonald’s implementou nos últimos meses, as quais refletem certas tendências digitais de filmes ainda da primeira década do século (vídeo 1 e 2) em uma geração diferente e com outros aparatos e artefatos tecnológicos.

IMAGEM 2: A própria caixa do McLanche Feliz da Suécia se transforma num suporte para visualização de aplicativos que usam realidade virtual (fevereiro de 2016)

Enquanto os eletrônicos que manifestam as verdadeiras funcionalidades dessas projeções tecnológicas são produtos pro público adulto, nos filmes infantis a influência é mais eficaz. Além do mais, essa integração entre a tecnologia e infância se tornou constante. Os brinquedos infantis, cada vez mais tecnológicos, entregam uma experiência que as crianças do início dos anos 2000 criavam apenas na imaginação, quando assistiam a filmes de super espiões. E não tem como barrar ou frear a imaginação de uma criança, nem mesmo com a modernização dos brinquedos. Pelo contrário, o repertório de cenários lúdicos é tem espaços e ferramentas para se desenvolver bem mais.

--

--

That’s WHY
Tendências Digitais

WHY is where I try to answer the questions I make to myself about nearly everything.