Brutalismo em websites

Felipe Carvalho
Tendências Digitais
2 min readSep 7, 2016
sSimplicidade extrema

O Brutalismo foi um movimento arquitetônico que surgiu em meados das décadas de 50 e 60, que consistia em deixar o concreto e as estruturas utilizadas nas edificações expostas, sem nenhum tipo de ornamento, deixando a edificação “bruta”. A crítica da arquitetura brutalista era que a arquitetura atual se focava muito nas “ornamentações desnecessária”.

FAU-USP — Arquitetura Brutalista

Os sites Brutalistas seguem nessa mesma linha de pensamento, os sites atuais se focam muito nos adornos e acabam “esquecendo” do que mais importa, transmitir o conteúdo.

Se compararmos o desenvolvimento de um website com o de uma casa, podemos dizer que o planejamento das estruturas e fundações é o equivalente ao planejamento do código HTML do site.

Já o planejamento dos ornamentos da casa, seria o código CSS de que estamos falando. Igual aos edifícios Brutalistas, que deixam a sua estrutura e o concreto a vista, os sites Brutalistas deixam o seu site “nu”, só com o código HTML, sem a inserção de “adornos” que seria implementado pelo CSS.

Craigslist — Um dos sites Brutalistas mais utilizado no mundo

Na sua robustez e falta de preocupação de parecer confortável ou fácil, o Brutalismo pode ser visto como uma reação de uma geração mais jovem para a leveza, otimismo e a banalidade do web design de hoje. — Pascal Deville

O Brutalismo vem como uma crítica, e sites famosos como o Adult Swim, as vezes usam como “piada”, mas eu vejo os sites brutalista como uma vontade de mudar, e mesmo que os sites daqui em diante não sejam de fato Brutalistas, eu acredito que esses sites vão sim influenciar alguma nova tendência que esta por vir.

Website oficial do canal de entretenimento Adult Swim

Referências:

--

--