BYOD — Bring Your Own Device

Danyllo Lisboa
Tendências Digitais
2 min readJun 23, 2016

BYOD é a sigla que representa a ação de um funcionário de determinada empresa levar o seu próprio computador para o trabalho. Essa tendência explodiu quando os notebooks e smartphones entraram no mercado. Até então, as pessoas trabalhavam em computadores da própria empresas.

Muitas pessoas levam seu próprio device para o trabalho

A grande vantagem do BYOD é que o funcionário possui mais familiaridade com o seu próprio device e também possui mais liberdade de ações (sites que não são bloqueados. Algumas tecnologias como o Beacon, tendência postada por Pierin, são extremamente úteis na cultura BYOD, pois pode por exemplo mandar o briefing do dia no celular do funcionário, no momento em que entra na empresa. O conceito do Beacon que se comunica com o smartphone está dentro do conceito da Internet das Coisas (Tissot).

Exemplo de Beacon usado em uma loja

O BYOD ainda apresenta obstáculos como o fato de alguns funcionários não terem dinheiro para comprar o device necessário, como saber se o funcionário está trabalhando ou não, porém esse comportamento existe e provavelmente se torne cada vez mais comum.

--

--

Danyllo Lisboa
Tendências Digitais

Residindo nos arredores de Curitiba, estudante de Design Digital na PUCPR, membro da Igreja do Armazém. Amante de Filosofia, Teologia, Design e cultura nerd.