Cadeiras Autônomas

Tatiana
Tendências Digitais
2 min readSep 24, 2017

--

Com o aumento do sedentarismo da população, gerado pela acomodação relacionada diretamente ao crescente uso da tecnologia, uma tendência que pode ser observada em filmes de ficção científica, é a locomoção através de cadeiras automáticas. Elas se movem sozinhas, permitindo que o usuário foque sua atenção em outra coisa enquanto se dirige para algum lugar.

O uso dessas cadeiras pode aumentar ainda mais o sedentarismo, e a dependência pela tecnologia de maneira excessiva. Embora em alguns casos possa ser útil para pessoas que não podem permanecer muito tempo em pé e, auxiliar no tempo de espera em filas, por exemplo.

Essa tendência pode ser observada primeiramente no filme A Família do Futuro (2007) e, mais tarde, no longa WALL-E (2008).

Na primeira animação, o personagem Joe Robinson aparece se locomovendo através de uma cadeira automática.

E na segunda, o futuro previsto pela animação, é de uma sociedade inteira sedentária e com obesidade, alienada e que também utiliza uma cadeira que se move sozinha para deslocar-se de um local para outro.

A empresa Nissan lançou há pouco mais de um ano, uma tecnologia chamada ProPILOT, na qual consiste em cadeiras que se movem sozinhas e, detectam outras cadeiras que estejam próximas. A princípio, por ser uma tecnologia com padrões pré-definidos, isto é, o usuário não tem muito controle sobre suas ações, ela é direcionada para fins como o uso em filas de espera, enquanto o usuário se distrai com outras coisas até ser atendido.

Esse projeto pode futuramente substituir as cadeiras de rodas tradicionais, pela praticidade que oferece ao usuário. Embora o custo seja mais alto, proporciona um conforto maior para pessoas com deficiência e até idosos, por exigir menos esforço de quem as utiliza para mover-se.

--

--