Carros Autônomos

Pedro Henrique de Brito Vieira
Tendências Digitais
2 min readMay 20, 2016

O filme “Eu, robô” foi lançado em 2004 com direção de Alex Proyas e tem como protagonista o ator Will Smith. A história do filme se passa no ano de 2035 e tem como base um detetive da policia (Will Smith) que investiga um possível suicídio. No filme existem diversas propostas de possíveis tendências de tecnologia para o futuro. E uma das tendências que se concretizou foi o carro sem motorista.

O personagem de Will Smith se locomove na cidade com um carro da marca Audi que foi criado especialmente para o filme. O carro tem um sistema de GPS que após receber as coordenadas se locomove sozinho até o destino. O passageiro não precisa acelerar, frear nem ao menos guiar, o carro faz tudo sozinho.

Os primeiros protótipos de carros que dirigem sozinhos apareceram nos anos de 1980. Hoje algumas montadoras já divulgam prazo para tornar o carro 100% autônomo com total segurança. A empresa sueca Volvo pretende testar 100 carros autônomos nas ruas em 2 anos e visa a meta de zero mortes em 2020. Porém algumas empresas enxergam os carros sem motoristas presentes nas ruas, com alguma relevância em 2025. Onde representariam 4% dos carros vendidos, chegando a 75% em 2035.

Antes de colocar nas ruas as empresas que visam lançar esse produto possuem diversos problemas a serem resolvidos. Relacionar robôs com seres humanos de maneira totalmente eficiente e segura é um problema que a ciência ainda não resolveu.

--

--