Carros autônomos

Marcelo Simão
Tendências Digitais
2 min readApr 22, 2016

Os carros autônomos vem sendo testados em experimentos desde a década de 80, porém a tecnologia necessária para calcular todas as variáveis para torná-los seguros o suficiente em um ambiente urbano aberto torna o problema exponencialmente mais complexo de se resolver para a viabilidade comercial.

Navlab 1 (1986)— Projeto de carro autônomo da Carnegie Mellon University

A Nvidia, em sua conferência anual para desenvolvedores, apresentou a sua solução comercial para enfrentar esse problema. Uma placa aceleradora, que, associada a diversos sensores e câmeras, além de uma database das estradas e ruas, é capaz de guiar o carro, independente de condições, a velocidades de tráfego normal.

Nvidia Drive PX — System on Chip da empresa americana que

Para realizar esse feito a máquina usa algoritmos inteligentes, que aprendem quanto mais são usados. Diversas grandes empresas como a Audi, Volvo, Mercedes Benz, BMW e Honda, já estão em parceria com esse projeto e é possível que os primeiros automóveis lançados comercialmente com essa tecnologia não esteja em uma realidade distante.

Nvidia Drive CX — System on Chip que gerencia sensores internos do automóvel, como navegação e câmeras.

A possibilidade de viabilização comercial dos carros autônomos abre uma enorme possibilidade de transformar o carro numa interface de entretenimento, produtividade e comercial, em que, conectado à rede, o usuário terá uma extensão da sua casa, escritório, ou da própria web, com a possibilidade que o uso um sistema de realidade aumentada abrem.

--

--