Chroma key

Tatiana
Tendências Digitais
2 min readSep 6, 2017

O uso do chroma-key tem se tornado cada vez mais frequente em produções cinematográficas pela sua praticidade e menor custo. A técnica utiliza um fundo azul ou verde, o qual será substituído por uma imagem que se adequará à situação em questão. Este pode ser aplicado em cenários, figurinos e maquiagens.

Os primeiros testes foram realizados por Linwood Dunn, em 1933, no filme “Voando para o Rio”, e anos mais tarde, aprimorados por Larry Butler, já com a tela azul no filme “O Ladrão de Bagdá”.

A eficiência do processo, permite que o telespectador tenha uma noção clara de quais são as ideias transmitidas pela mídia, fazendo com que o produto final se torne muito mais atraente e, possibilitando também que o público se envolva com o universo do filme.

É possível observar o crescente uso dessa tendência pela utilização da técnica desde efeitos para cenários de fantasia, até ambientes urbanos que são completamente construídos digitalmente, gerando um lugar exclusivo para a filmagem. Espaços que poderiam servir como cenários reais, já existentes, utilizando peças físicas, são descartados diante dessa possibilidade.

--

--