Cinemagrafia

Felipe Furtado
Tendências Digitais

--

Com a grande popularização dos GIFs como linguagem nos chats das mídias sociais, profissionais da área de Design perceberam um potencial de mercado em cima desse formato, foi assim que Jamie Beck e Kevin Burg criaram essa técnica em 2011. O nome “Cinemagrafia” ou originalmente “Cinemagraph” foi criado a partir da junção dos nomes “Cinema” e “Fotografia”.

fonte: http://cinemagraphs.com/

O que é Cinemagrafia?

Trata-se de uma técnica que explora enquadramentos cinematográficos estabilizados, como um frame congelado, e apenas um detalhe de movimento sutil, geralmente notamos movimentos do vento ou reflexos de luz na imagem, isso tudo renderizado em loop, como em um GIF que fica repetindo-se imperceptivelmente. Basicamente é uma fotografia misturada com um GIF em algum ponto da sua imagem. O que caracteriza essencialmente a “Cinemagrafia”, além da movimentação em detalhes da fotografia, é o seu loop que diferentemente do GIF tem que ser imperceptível, iludindo o espectador a achar que a imagem está em constante movimento, enquanto está estabilizada.

fonte: http://cinemagraphs.com/

A produção de uma “Cinemagrafia” consiste basicamente no registro de imagens ou com sequencia de fotos ou com uma gravação em vídeo e a sua posterior edição, que é onde realmente toma forma, na edição devemos selecionar o frame desejado, congelar e deixar os detalhes desejados em movimento, um bom resultado pode ser obtido com os softwares de edição da Adobe.

Propaganda da Armani, fonte: http://cinemagraphs.com/

Aplicações

Exemplo de aplicação em posters de filmes.

A Técnica popularizou-se rapidamente após belos trabalhos realizados pelo seus criadores, a sua aplicação foi em sua maioria em publicidade para marcas de roupas, acessórios e jóias, que pareceu muito oportuno para a técnica que pode explorar elementos visuais em uma propaganda como o brilho de uma joia ou a textura de um vestido, ressaltando o produto de forma simples e bonita.

fonte: http://cinemagraphs.com/

Com a grande disseminação do formato, grandes marcas já estão começando a perceber o seu potencial de uso, além da sua aplicação em diferentes mídias como em posteres de cinema ou em mídias sociais com aplicação em enquadramentos verticais, muito populares em vídeos feitos para o Instagram. Alguns designers já utilizam dessa técnica em Posters de filmes já conhecidos, uma vez que a tendência é a extinção dos posteres físicos nos cinemas, que serão substituídos por televisores, com essa técnica da “Cinemagrafia” é possível manter o conceito essencial do uso do poster no cinema, que é passar o conceito geral do filme com uma composição, e também inovar destacando detalhes relevantes para o filme com as animações pontuais.

fonte: http://cinemagraphs.com/

Nas mídias sociais páginas que trazem assuntos da área de Design e de tendências espalharam o estilo que ganhou atenção rapidamente, muitos acharam interessante mas não sabiam exatamente o que era e como produzir algo semelhante, com isso surgiu diversos aplicativos a fim de explorar o formato, é o caso do Plotagraph que traz como sua principal função colocar movimento em fotografias, ele realmente faz isso mas de forma artificial, pois a foto é realmente estática, diferente da “Cinemagrafia” original que é registrado todos os movimentos e posteriormente congelado e animado alguns detalhes em softwares, o que esse aplicativo faz é o equivalente a jogar uma imagem no Adobe After Effects e utilizar a Pen Tool para a criação de movimento na área selecionada.

Exemplo da utilização do aplicativo Plotagraph para edição de fotos.

Conclusão

fonte: http://cinemagraphs.com/

Após analisarmos a tendência e o cenário atual podemos dizer que a “Cinemagrafia” tem muito potencial na área, pois é um estilo que possibilita diferentes aplicações para diferentes áreas, além de trazer um aspecto estético muito interessante resultando em belíssimos trabalhos de fotografia e composição que podem ser muito explorados por designers e marcas para a divulgação de seus produtos.

fonte: http://cinemagraphs.com/

Vídeos Recomendados:

Pessoas vendo a “Cinemagrafia” pela primeira vez
Compilação de “Cinemagrafias”

Leitura recomendada para aprofundamento:

Referências:

--

--