Cinematics de Personagens

Álvaro Casagrande Souza
Tendências Digitais
3 min readMar 13, 2018

O número de jogos online com múltiplos personagens, classes, funções não é algo muito novo. Personagens que usam poderes mágicos (Mages e Sorcerers), que aguentam levar muito dano (Tankers), aqueles que causam muito dano (Attack Damage Carry) e aqueles que ajudam seus companheiros (Support) estão presentes em jogos como Diablo, World of Warcraft, DOTA, Perfect World entre outros, que já são velhos exemplos de jogos com esse tipo de mecânica, com um grande número de personagens e suas utilidades dentro do jogo.

Raças do jogo Wordl of Warcraft (Blizzard)

No entanto, a relação entre os jogadores e os personagens era superficial. Os personagens só eram conhecidos através do próprio jogo e da gameplay, os jogadores sabiam decor as habilidades e funções de cada personagem, mas não faziam ideia de onde os personagens vinham ou de como eles chegaram a ser aquilo que eles são dentro daquele universo específico do jogo. Não que não houvessem histórias de origem e de conflitos dos personagens, afinal elas servem de base para dar credibilidade e definem o caráter do personagem, mas elas existiam sim, porém eram grandes textos que, por muitas vezes, não eram interessantes para o público em geral. As histórias dos personagens e de seus respectivos universos ainda estão presentes nesse tipo de jogo, mas um novo meio de se contar essas histórias está bastante popular nos últimos tempos, que é a Cinematic.

Cena de uma Cinematic publicada pela Riot Games (League of Legends)

As Cinematics são, geralmente, postadas no YouTube no próprio canal da empresa desenvolvedora do jogo e/ou no canal criado especificamente para o jogo e duram de 1 até 10 minutos. O conteúdo pode ser produzido de diversas formas: através de Ilustrações de cenas com poucos movimentos, animações em 2D, Animações em 3D e até mesmo com 2D e 3D misturados, sempre contando com um narrador e/ou com os dubladores oficiais dos personagens e com músicas produzidas especialmente para os vídeos.

Exemplos de jogos que abraçaram esse meio para apresentarem seus personagens novos e aprofundar a história deles, são League of Legends da Riot Games e Overwatch da Blizzard. O LoL posta esse tipo de vídeo com mais frequência, pois sempre quando é lançado um rework de algum personagem ou uma nova skin lendária está prestes a ser lançada, a divulgação é feita a partir de pequenos e vídeos através das redes sociais e vídeos mais longos através do YouTube, com mais detalhes e aprofundamento no conteúdo apresentado. Já a Blizzard publica esses vídeos quando um novo personagem é lançado, para contar histórias de personagens que já estão no jogo ou quando há um evento importante dentro do game.

Cinematic da história de origem da personagem Annie, de League of Legends (Técnica de 2D com 3D)
Cinematic da história de origem de Brigitte, de Overwatch (Técnica de Ilustrações em 2D com pouco movimento)
Cinematic do jogo World of Warcraft (Técnica em 3D)

Esse conteúdo a mais que as Cinematics traz, é algo que pode chamar muito a atenção daqueles que ainda não conhecem o jogo, por serem verdadeiras obras de arte, e faz com que os que já jogam o jogo conheçam mais sobre os personagens, além da jogatina. A Cinematic pode trazer mais vida aos jogos e muda a forma como os players vêem seus personagens favoritos desses outros mundos.

--

--