Colônias Espaciais

Walter Vianna
Tendências Digitais
3 min readApr 23, 2018

--

O planeta Terra esta chegando a seu fim, não ha mais água, o ar esta poluído demais, não ha mais recursos suficientes para o homem, não ha mais espaço para o homem se multiplicar. Esses são alguns dos motivos presentes em diversos filmes espaciais, como Interestelar, Perdido em Marte, Depois da Terra, Prometheus, Duna, etc. .Seja pela vontade, pela necessidade, ou curiosidade, o homem sempre sonhou em sair do Planeta, em desbravar e colonizar os demais.

No filme Interstelar, um grupo de astronautas precisa abandonar a Terra (que esta sendo tomada por poeira, criando complicações respiratórias e prejudicando plantações)e procurar novos planetas habitáveis para que a raça humana se propague e sobreviva.

Ja no filme Perdido em Marte, o astronauta interpretado por Matt Damon, junto de sua equipe, viagem ate Marte em busca de solo fértil, para que uma possível futura colonia possa ser instaurada no local. Entretanto, Matt é deixado para traz, e precisa sobreviver sozinho no planeta.

Cena de Perdido em Marte(2015)

Deixando a trama de lado por um momento, podemos afirmar que essa ficcao toda esta prestes a se tornar realidade. Neste ano de 2018 a primeira sonda terrestre foi enviada a Marte para poder analisar qual sera o melhor terreno para uma futura colonia. Em seguida, em 2023, serão enviados os 4 primeiros astronautas, em uma viagem só de ida, para estabelecer o primeiro contato com o novo planeta. Caso tudo corra como o planejado, em 2025, mais 24 candidatos selecionados serão enviados para finalmente estabelecerem uma colonia. Esse projeto se chama Mars One, e foi encabeçado pela ONG holandesa SpaceX.

Embora criticado por instituições como Massachussets Institute of Technology (MIT), por conta dos riscos a que os colonos serao expostos, o projeto segue firme, e atualmente encontra-se no processo de seleção dos viajantes.

Quanto a verba necessária para realização de tal projeto, ela sera financiada por inúmeras instituições, e Elon Musk, representante da SpaceX afirma:

“Todos os nossos recursos vão convergir em direção ao BFR. E nós acreditamos que podemos fazer isso com o dinheiro que recebemos por lançar satélites e fazer serviços para a Estação Espacial.” (A sigla BFR e referente ao nome da espaçonave que transportara os viajantes, e significa “Big Fuckin Rocket”)

Imagem Conceito do BFR

A empresa tambem divulgou um video em seu tweeter de como imagaginam o formacao e organizacao da parte de urbanismo da colonia em um vídeo divulgado em seu Twitter.

A vida em Marte poderá ser totalmente diferente da que estamos acostumados e sem duvida trara novas questões para serem resolvidas, inclusive questões de design. Essa viagem pode trazer incontáveis possibilidades projetuais que ate hoje podem nem ter sido pensadas.

Referências:

http://www.spacex.com/

--

--