Colonizadores espaciais

Gabi Prawucki
3 min readSep 27, 2018

--

Filmes de ficção científica que buscam enviar o homem ao espaço e assim explorar tudo que há de desconhecido lá fora, são populares há muito tempo. No ano 1968, Stanley Kubrick trouxe ao mundo uma das maiores obras cinematográficas já vistas, o filme 2001 — Uma Odisseia no Espaço, que até hoje chama atenção por seu realismo científico e função pioneira para o tema, sendo considerado um filme a frente de seu tempo.

A partir daí, a exploração espacial tornou-se um tema recorrente e, em muitos casos, acaba sendo utilizada como um escape, quando em um futuro onde a raça humana encontra um problema maior e a única saída é sair a procura de um planeta substituto e colonizá-lo.

Entre alguns dos motivos da constante reutilização de roteiros que falam sobre colonização espacial, está o medo humano da sua própria extinção, seja pelo fim de recursos naturais, pelo risco da superpopulação, pela vontade de prolongar a vida da espécie, ou até mesmo a curiosidade de explorar o inimaginado e entender um pouco, através do entretenimento, o que há lá fora.

Assim surgem diversos filmes da temática, como ‘Europa Report’, ‘Planeta Vermelho’ e ‘Interestelar’. O longa Interestelar, de Christopher Nolan, mostra uma realidade em que as reservas naturais terrestres estão acabando e para possibilitar que a espécie continue, um grupo de astronautas se reúne em uma missão para encontrar, em viagens espaciais através de buracos negros, possíveis planetas que possam receber a população.

Gif com cenas do filme Interestelar.

O filme The Titan, da Netflix, retrata outro lado da história, onde um grupo de humanos é selecionado para realizar treinos e modificações genéticas, a fim de criar uma raça adaptada e melhorada que possa povoar a maior lua de Saturno — Titan, para futuramente salvar a humanidade.

Trailer de The Titan.

Além dos citados, outro medo recorrente da colonização espacial, é que o local escolhido já esteja habitado e problemas aconteçam por isso, como acontece em ‘Missão: Marte’ e ‘Alien, o oitavo passageiro’.

Alien.

Esse tipo de assunto, tende a tornar-se cada vez mais utilizado, principalmente pelo fato de que projetos de exploração estelar, como o programa espacial do bilionário Elon Musk, que busca colonizar Marte, que estão cada dia mais próximos de se tornarem a realidade e quando, de fato, acontecerem, mais filmes virão.

Exemplo de possível colônia em Marte.

Em menos de cinco anos, o homem terá enviado sondas para todos os planetas do Sistema Solar, pousado em um asteróide pela primeira vez e dado um importante passo para uma viagem tripulada a Marte.

SuperInteressante — As 10 missões espaciais mais importantes em atividade.

Abordar temas assim, ajudará o público a ver um pedaço da importância que é cuidar do planeta Terra, já que até mesmo na ficção, é uma tarefa árdua encontrar um novo lar. Além de incitar a curiosidade de quem se interessa nos temas a buscar projetos para apoiar ou ao menos conhecer.

Sendo assim, ambos se influenciam, com a popularidade vinda de filmes de ficção científica, facilita o processo de levar o homem a outros planetas, por gerar curiosidade no espectador, e atrai o público que já conhece os projetos para conhecer os filmes que utilizam o tema.

--

--