Colorful Minimalism

Laura Côrtes
Tendências Digitais
2 min readNov 23, 2018

O movimento minimalista surgiu no século XX e possui influência em diversas áreas, como artes visuais, música, tecnologia e design. O design minimalista começou a tomar forma devido a movimentos pós-modernos na década de 1980, trazendo soluções com formas reduzidas e paleta de cores neutras. Por contrariar o design funcionalista, muitos produtos criados durante o movimento possuem aspectos ergonômicos falhos, afinal, anteriormente o conforto, praticidade e clareza cognitiva do objeto final era o maior objetivo e, diante do minimalismo, muitos produtos são inutilizáveis.

Espremedor de furtas — Philippe Starck.

A utilização do minimalismo em virtude do design digital é, na maioria das vezes, bem diferente de produtos reais. O estilo acaba tornando-se uma maneira simples de atingir determinados objetivos por aumentar a capacidade de discernimento do usuário.

Depois de tantos anos, o minimalismo tradicional continuou no mercado por conta da utilização dele pelos principais nomes da tecnologia atual (como a Apple).

Design minimalista da Apple.

Diante do movimento e outra tendência complexa, criativa e colorida (aparentemente o oposto defendido pelo minimalismo), começaram a surgir propostas de utilização de técnicas diferentes porém que tornaram o trabalho algo interessante e fluída.

Posters criados pela Nike.

Os Posters possuem a categorização minimalista, com poucos elementos que são desnecessários. Porém se não existissem as cores, seria um poster sem destaque algum diante de outros.

Fontes em negrito, elementos futuristas ou um gradiente simplificado podem ajudar a deixar o projeto mais interessante, gerando uma linha entre algo complexo e muito simplificado.

https://www.typographicposters.com/burkhardthauke
https://www.behance.net/gallery/68955791/-AULA-VISUA

A utilização da tendência continua não muito expressiva porém como grandes marcas estão utilizando essa maneira de comunicação, provavelmente irá se expandir.

--

--