Comida Impressa

Ravi Gandhi Blumenthal de Oliveira
Tendências Digitais
2 min readApr 20, 2017

A série de ficção científica Star Trek nos apresenta um futuro repleto de tecnologias inventivas de um futuro distante e uma delas é o replicador, uma máquina que produz imediatamente qualquer comida desejada pelo usuário.

Este aparelho usa a tecnologia de teletransporte para desmaterializar a matéria e materializá-la em de outra forma. Além de comidas e bebidas, a tecnologia pode replicar outras matérias como roupas e equipamentos.

Para o nosso mundo da realidade as tecnologias de ficções científicas costumam estar longe de serem possíveis, porém este não é o caso agora. A revolução das impressoras 3d nos colocou muito próximos à realidade de podermos imprimir comida.

O crescimento da compra de comida por demanda subiu de 46 milhoes de dolres em 2013 para 600 milhoes de dolares em 2014 e mais de 1 bilhao de dolares em 2015. Este mercado será muito impactado pelas impressoras de comida e o delivery tradicional será substituído pela entrega da comida saindo direto da impressora do consumidor.

Surgiu em 2014 no Kickstarter um dos primeiros projetos do tipo. A Foodini, da Natural Machines pretende fazer comida real com ingredientes frescos preparando receitas complicadas e que poderiam ser demoradas. Site.

E não é a única iniciativa do tipo. Veja o site da Bocusini.

A impressão de comida pode parecer uma solução apenas prática e bonitinha…

…Mas espera-se também dessa tecnologia outras vantagens, como:

  • Nutrição altamente personalizada para a saúde do indivíduo, pois a impressora segue modelos e instruções digitais. A quantidade de nutrientes, como vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, ômega-3, etc pode ser controlada.
  • Acabar com a fome no mundo. A companhia Mordern Meadow, incubada na Singularity University, acredita que no futuro será possível sintetizar proteínas está criando impressoras de carne e couro. Seu fundador diz que o processo usará 99% menos terras, 96% menos água, produzirá 96% menos efeito estufa e não usa animais no processo. Confira.

--

--