Comunicação através de imagens

Vítor Cit
Tendências Digitais
3 min readJun 16, 2018

Uma imagem vale mais do que mil palavras. A internet não apenas permite comunicação à distância em uma escala e com uma facilidade nunca antes dela imaginada, ela também permite que essa comunicação se faça através de novas maneiras.

A capacidade de mostrar exatamente o que se está pensando através de uma imagem ou vídeo durante uma conversa já é um enorme passo para a comunicação em comparação à maneira tradicional como trocamos ideias, mas imagens e símbolos nos permitem não apenas transmitir informações objetivas, elas também nos permitem expressar sentimentos de maneira que anteriormente só era possível em um encontro pessoal.

Para facilitar esse método de comunicação, diversos formatos e conceitos foram criados, talvez o mais icônicos dos quais seja o emoji.

Emoji surgiram no final dos anos 90, e são uma evolução dos “emoticons”, pequenos desenhos criados usando os caracteres disponíveis no teclado de um computador ou telefone celular, em uma técnica que é definida como “arte em ASCII”. Ao contrário de seus predecessores, emoji são pequenas imagens pré-definidas que substituem um texto digitado (geralmente um emoticon). Emoji não podem ser inseridos em qualquer ferramenta de texto, e costumam ser parte de uma seleção que varia de programa para programa. Assim como os emoticons, emoji costumam servir para expressar emoção, mas conforme mais opções de emoji são disponibilizadas em aplicativos de comunicação como o Messenger e o Whatsapp, usuários começaram a utilizá-los de maneira mais criativa, para criar arte ou em piadas.

Emoji são extremamente populares hoje. Um estudo indica que 92% dos usuários de internet utilizam emoji em alguma forma, e que 78% das mulheres e 60% dos homem utilizam frequentemente. Outro dado interessante apontado no estudo é que, apesar de emoji serem primariamente usados para expressar sentimento, usuários relatam que a escolha dos emoji é geralmente feita de forma bastante calculada e racional.

Esse não é, no entanto, o único método de comunicação através de imagem no meio digital hoje em dia. Graças à avanços na velocidade de rede e programas mais avançados, é possivel agora se comunicar através de arquivos mais pesados e capazes de transmitir informações mais complexas. É este espaço que o formato “gif” vem preenchendo.

Gif” é outro formato usado para comunicação visual na internet. Ao contrário do emoji, gif é um tipo de arquivo que permite breves sequencias de vídeo.

Gif já existe há bastante tempo, mas devido à sua facilidade de uso nas redes sociais, o formato está passando por um rápido processod e popularização. Hoje, de acordo com este artigo, 5 milhões de gifs são usados em mensagens de texto pelo Messenger todos os dias.

Ambos os formatos se tornaram extremamente difundidos no mundo da internet e das redes sociais, principalmente entre as gerações mais novas, os classificados como “nativos digitais”. Estudos apontam que 36% da geração dos “millennials” consideram que métodos de comunicação visual são mais eficientes do que texto para expressar pensamentos e sentimentos, o dobro do número relatado em uma pesquisa com pessoas com mais de 65 anos.

Fontes:

--

--