Concept videos

Yumi Kitaka
Tendências Digitais
2 min readSep 15, 2016

Comerciais são todos aqueles vídeos de curta duração que têm como objetivo vender algo; pode ser um objeto, uma marca, um estilo, etc. Mas sempre algo “palpável”. Quando falo “palpável” quero dizer que são coisas já concretizadas, ainda que uma marca ou um estilo não sejam algo que se toque, toda a sua idealização e formação já está completa e infiltrada no sistema social.

Mas como fazer um comercial/propaganda de divulgação para algo que ainda é apenas uma ideia? Ou seja, como vender uma ideia? A ideia, por ser algo “abstrato”, não tem por si só direitos de venda ou patente, logo, um comercial de tal coisa não se torna algo comum.

A resposta para este enigma, porém já foi respondida. Há não muito tempo, passou-se pela primeira vez pela internet a propaganda, se é que assim podemos chamar, da idealização de um mundo futuro onde a tecnologia está presente em paredes de vidros. Estas paredes são interativas, e têm as mais diversas utilidades.

“A Day Made of Glass” (2011), concept vídeo criado pela Corning

Este vídeo logo se tornou viral, pois, além de mostrar um mundo novo que impressionou pela inovação, foi um dos primeiros vídeos a fazer publicidade para algo ainda abstrato.

Diante do sucesso que foi esse vídeo, não demorou muito para que o mesmo estilo se espalhasse por canais no YouTube. A ideia de “concept” agora poderia passar as barreiras do papel e da produção real, e ir direto para a publicidade, graças às edições de vídeos e modelagem 3D. Dando cada vez mais abertura para o nicho da criação, que antes se limitava a coisas palpáveis, agora pode ir além do real e partir direto para o que seria hoje “surreal”, mas é a partir de tal liberdade que se surgem novas ideias e novos produtos à serem inseridos no mercado.

Concept de um iPhone novo

Pegue este vídeo acima como exemplo. Um celular com tanta tecnologia assim, para nós, atualmente, é algo abstrato. Porém, a ideia (concept) de um dispositivo que além de suas funções normais, pode também expandir sua interface para outra já não se torna tão abstrato assim.

Dentro deste clima de abstração, imagine se hoje em dia não houvessem telefones, e a ideia de se comunicar à distância fosse quase ridículo, e então aparece um concept vídeo de um celular. As pessoas teriam a mesma reação que teve aquelas que viram o vídeo acima sobre um concept de um iPhone. E todos nós sabemos hoje em dia, que o celular não é impossível, na verdade, é algo quase comum.

O concept vídeo abre espaço para as ideias malucas, pois é de lá que surgem grandes feitos.

--

--