Controle de tráfego por aplicativos de navegação

Ana Carolina Penteado
Tendências Digitais
2 min readNov 16, 2016

Nesse padrão de interação, aplicativos de navegação de trânsito, como o Google Maps, Moovit e o Oi mapas, controlam em tempo real o tráfego de veículos numa cidade ou região. Como citado na tendência Mapas de trânsito em aplicativos, estes aplicativos mostram ao usuário um mapa onde está, como está o trânsito nas ruas e avenidas por onde pretende passar, onde há restaurantes, bares, hotéis, postos de gasolina e outros lugares.

Um problema comum do GPS é que eles aumentam o tráfego de certas vias, pedindo pra pessoa ir por ruas diferentes e caminhos diferentes do qual um motorista tomaria. O mesmo acontece quando você quer viajar, está numa BR e o GPS pede pra ir por algum caminho mais curto para chegar na BR que você quer.

O fluxo de tráfego tem suas vantagens. Se você escolhe um caminho e o GPS te indica outro, seja por uma avenida,ou uma rua ou até mesmo na estrada, muitas vezes pode ser por causa de algum congestionamento ou por algum acidente, ou de radares indesejados.

rota alternativa

Outra vantagem dos aplicativos de GPS, é que ele te indica onde estão os radares, onde tem blitz policiais e postos de gasolina. Como explicado na tendencia Aplicativos de trânsito e navegação colaborativos, o Waze é um aplicativo baseado em comunidade, que além de ser usado como GPS, os usuários podem informar em que locais da cidade existe blitz, radares de velocidade, postos de gasolina mais baratos, e outras muitas funções.

O Moovit é um GPS que sempre acompanha os movimentos dos seus utilizadores,ou seja, sempre sabe a rota que o motorista quer fazer, e em seguida combina-lo com os dados oficiais de trânsito. A combinação em tempos de chegada precisas e atualizações em tempo real sobre quaisquer atrasos e cancelamentos que possam afetar sua viagem. Dada a disseminação deste padrão de interação, espera-se que o fluxo de tráfegos nas cidades e países se torne mais controlada e inteligente.

--

--