Controle por fala em jogos

Matheus Nakamura
Tendências Digitais
3 min readApr 23, 2017

O comando por fala já foi algo do futuro, hoje é algo comum, já está bem manjado pela sociedade no universo digital nos dias atuais. Existem diversos aparelho que possibilitam o controle por voz. A tecnologia em questão permite que o usuário possa se comunicar e controlar as ações de seu smartphone, TV ou computador apenas usando a voz. O aparelho recebe o som emitido, classifica as silabas e é aplicado um método de busca para associar estas informações com padrões de palavras a fim de encontrar semelhanças.

Com o tempo esta tecnologia está sendo cada vez mais utilizada. Porém, ainda não se vê uma grande aplicação em jogos. A quantidade de games que possuem controle por fala é pequena. Mas isto provavelmente tende à mudar.

A pouco tempo surgiu um modelo de jogo controlado pela voz que ficou famoso por causa de vídeos no youtube, imagine um jogo 2d comum, mas em vez de controlar o com um botão direcional e um de pulo você utiliza o volume da voz para avançar e saltar. Alguns exemplos são Chicken Scream e Yasuhati.

Porém, isso é simples comparado ao que já existe mas é pouco utilizado. Existem alguns jogos onde o jogador pode dar ordens onde a palavra utilizada defini a ação. Um ótimo exemplo é Binary Domain, produzido pela SEGA em 2012 para XBox 360, Playstation 3 e PC.

Binary Domain é um jogo de tiro em terceira pessoa que se passa no futuro onde existe um problema com robôs. Durante o jogo, o jogador possui uma equipe que será formada de acordo com algumas escolhas feitas no percorrer da história. O ponto mais interessante do game, é o comando por voz, onde o jogador pode dar ordens a outros personagens e responder perguntas apenas falando. Além deste, existem outros grandes títulos como, Mass Effect 3, FIFA 13, e jogos da série Tom Clancy’s. Mas ainda são poucos jogos e muita gente nem sabe da existência destas funcionalidades que poderiam ser muito mais exploradas.

Um jogo onde você possui uma equipe e precisa controlar as ações dela e a de seu personagem, além de se tornar mais dinâmico seria mais imersivo. Sem contar que poderia liberar botões no teclado ou no joystik para outros comandos.

--

--