Cores mortas

Joao Pedro Comassetto
Tendências Digitais
4 min readMay 14, 2018

A cor é um fator fundamental na hora de escolha de um jogo, onde a exploração dela pode influenciar drasticamente o jogo e a experiencia do jogador.

Todo jogo tem um esquema de cores, onde eles que ditarão como o usuário vai se sentir e reagir aos acontecimentos:

Amigos ou inimigos? / Inimigos

As cores quentes como o vermelho, laranja e amarelo se encaixam na categoria de cores quentes, essa é a categoria de cores fortes, ligadas muitas vezes ao calor, acomodação, ou ate mesmo, ação e violência.

FireWatch

Cores frias como o azul, verde e roxo podem ser consideradas cores frias, podendo ser utilizada para representar jogos mais futurísticos, para representação de coisas mais modernas.

Mas é sempre bom lembrar que isso não é uma regra, existem diversos casos onde as cores são usadas diferentemente em temas iguais, como apresentado por Álvaro Casagrande no texto Cores Tropicais na Ficção e na Realidade, onde é explicado o uso de cores mais quentes nos filmes de ficção.

Mas voltando ao tópico principal, um dos temas onde a cor pode ser muito utilizada para causar sentimentos são os jogos de terror, onde a utilização de preto e branco causa sensações de solidão, desespero e medo, por isso, você não usaria cores vibrantes e coloridas, e sim, cores mais escuras e sem vida.

Além dessas cores “mortas”, ainda é comum ver algumas outras neste tipo de jogo:

Vermelho: É uma cor agressiva, é usado para situações de perigo, onde o jogador instintivamente pensa que deve se afastar, por ser a cor de sangue, causa uma sensação de desconforto para muitos.

Verde: Ao contrario do vermelho, o verde trás uma sensação de segurança, muitas vezes utilizadas para zonas de segurança, ou vida.

No texto Jogos Indies de Terror, é explicado que:

Os temas de terror dos jogos indies ganham notoriedade por explorarem diferentes tipos de terror, podendo variar do terror mais leve, onde a mecânica do game é apenas de susto à terrores psicológicos, além de envolverem puzzles e charadas que o jogador precisa resolver para seguir adiante com o game.

Neverending Nightmares é um exemplo que também é apresentado no texto , de início, a arte do jogo parece ser boba e infantil, mas as cores preto, branco e detalhes em vermelho fazem com que o jogo se torne completamente sinistro e assustador.

Esse uso de cores mais monocromáticas está presente em diversos jogos famosos, focando assim, muitas vezes no visual do jogo, na sensação que o jogo quer passar, ao invés de necessariamente a jogabilidade, como presente no jogo Limbo.

O filme Sin City é um dos maiores exemplos de como utilizar as cores esmaecidas, ele mexe com o psicológico, fazendo o telespectador achar que ele realmente está vendo uma história em quadrinho, fazendo o filme ficar mais dramático e interessante.

Um exemplo do uso do vermelho dito acima é na cena da morte da mulher de vestido vermelho, fazendo com que a sensação de sangue seja sentida, são esse uso das cores que fazem com que a narrativa seja melhor contada e aproveitada.

É fácil falar que o jogo é composto por cores pretas e brancas, azuis e verdes, mas isso vai muito mais além, paletas de cores são cuidadosamente escolhidas para serem utilizadas, fazendo assim, com que o jogo/filme não percam o foco visual, cada cena precisa ser estudada cuidadosamente.

Paleta de cores de uma cena de Sin City

Algumas ferramentas que podem ajudar na escolha são:

color.adobe.com

ou

coolors.co

Sites onde é possivel montar sua paleta de forma totalmente fácil e grátis.

São muitas as opções e possibilidades, onde nesta era digital, fica cada vez mais prático e importante a utilização correta das cores, onde nos jogos são um ótimo lugar para achar referencias que muitas vezes passam despercebidas.

--

--

Tendências Digitais
Tendências Digitais

Published in Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).