Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

Follow publication

Cores mortas

A cor é um fator fundamental na hora de escolha de um jogo, onde a exploração dela pode influenciar drasticamente o jogo e a experiencia do jogador.

Todo jogo tem um esquema de cores, onde eles que ditarão como o usuário vai se sentir e reagir aos acontecimentos:

Amigos ou inimigos? / Inimigos

As cores quentes como o vermelho, laranja e amarelo se encaixam na categoria de cores quentes, essa é a categoria de cores fortes, ligadas muitas vezes ao calor, acomodação, ou ate mesmo, ação e violência.

FireWatch

Cores frias como o azul, verde e roxo podem ser consideradas cores frias, podendo ser utilizada para representar jogos mais futurísticos, para representação de coisas mais modernas.

Mas é sempre bom lembrar que isso não é uma regra, existem diversos casos onde as cores são usadas diferentemente em temas iguais, como apresentado por Álvaro Casagrande no texto Cores Tropicais na Ficção e na Realidade, onde é explicado o uso de cores mais quentes nos filmes de ficção.

Mas voltando ao tópico principal, um dos temas onde a cor pode ser muito utilizada para causar sentimentos são os jogos de terror, onde a utilização de preto e branco causa sensações de solidão, desespero e medo, por isso, você não usaria cores vibrantes e coloridas, e sim, cores mais escuras e sem vida.

Além dessas cores “mortas”, ainda é comum ver algumas outras neste tipo de jogo:

Vermelho: É uma cor agressiva, é usado para situações de perigo, onde o jogador instintivamente pensa que deve se afastar, por ser a cor de sangue, causa uma sensação de desconforto para muitos.

Verde: Ao contrario do vermelho, o verde trás uma sensação de segurança, muitas vezes utilizadas para zonas de segurança, ou vida.

No texto Jogos Indies de Terror, é explicado que:

Os temas de terror dos jogos indies ganham notoriedade por explorarem diferentes tipos de terror, podendo variar do terror mais leve, onde a mecânica do game é apenas de susto à terrores psicológicos, além de envolverem puzzles e charadas que o jogador precisa resolver para seguir adiante com o game.

Neverending Nightmares é um exemplo que também é apresentado no texto , de início, a arte do jogo parece ser boba e infantil, mas as cores preto, branco e detalhes em vermelho fazem com que o jogo se torne completamente sinistro e assustador.

Esse uso de cores mais monocromáticas está presente em diversos jogos famosos, focando assim, muitas vezes no visual do jogo, na sensação que o jogo quer passar, ao invés de necessariamente a jogabilidade, como presente no jogo Limbo.

O filme Sin City é um dos maiores exemplos de como utilizar as cores esmaecidas, ele mexe com o psicológico, fazendo o telespectador achar que ele realmente está vendo uma história em quadrinho, fazendo o filme ficar mais dramático e interessante.

Um exemplo do uso do vermelho dito acima é na cena da morte da mulher de vestido vermelho, fazendo com que a sensação de sangue seja sentida, são esse uso das cores que fazem com que a narrativa seja melhor contada e aproveitada.

É fácil falar que o jogo é composto por cores pretas e brancas, azuis e verdes, mas isso vai muito mais além, paletas de cores são cuidadosamente escolhidas para serem utilizadas, fazendo assim, com que o jogo/filme não percam o foco visual, cada cena precisa ser estudada cuidadosamente.

Paleta de cores de uma cena de Sin City

Algumas ferramentas que podem ajudar na escolha são:

color.adobe.com

ou

coolors.co

Sites onde é possivel montar sua paleta de forma totalmente fácil e grátis.

São muitas as opções e possibilidades, onde nesta era digital, fica cada vez mais prático e importante a utilização correta das cores, onde nos jogos são um ótimo lugar para achar referencias que muitas vezes passam despercebidas.

Free

Distraction-free reading. No ads.

Organize your knowledge with lists and highlights.

Tell your story. Find your audience.

Membership

Read member-only stories

Support writers you read most

Earn money for your writing

Listen to audio narrations

Read offline with the Medium app

Tendências Digitais
Tendências Digitais

Published in Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

Responses (1)

Write a response