Paleta pastel

Pastel is the new black.

Julia L. Luiz
Tendências Digitais
4 min readJun 8, 2017

--

Cores pastéis se referem à todas as cores que possuem uma alta luminosidade e pouca saturação, resultando em um tom suave e pálido. No Brasil, são popularmente conhecidas como cores “de bebê”, como rosa bebê ou azul bebê, justamente por esta propriedade calma e sutil.

Giz Pastel

A origem do termo, no entanto, provém do material artístico Giz Pastel, utilizado desde o Renascimento e popular no século XVII, e que por sua estética em maioria suave, deu o nome a este grupo de cores.

Mas afinal, quais os motivos desses tons estarem retornando? Analisando o contexto atual do número imenso de informações recebidas o tempo todo, o uso de tons pastéis simboliza uma quebra. São tons calmantes, pouco agressivos, e que trazem conforto visual. Além disso, mesmo com sua neutralidade tonal, acabam se destacando no meio de outros materiais com cores mais saturadas.

Não é a primeira vez que as cores pastéis se tornam tendência. Um dos usos mais antigos conhecidos desses tons pode ser datado para a era Rococó, que durou aproximadamente de 1720 até 1770. O movimento era conhecido justamente pelas cores claras, tons pastéis e dourados, com uma leveza na estrutura e texturas suaves.

Palácio de Charlottenburg, na Alemanha. Estilos Rococó e Barroco. (imagem)

Novamente, os tons pastéis surgem na década de 50 (principalmente na decoração de cozinhas, banheiros e cerâmica em geral), muito influenciado pela calma e recuperação pós-guerra dos Estados Unidos.

Banheiro dos anos 50, utilizando as duas principais cores da época: verde menta e rosa. O esquema de cores garantia ambientes acolhedores.

Os anos 80, que são lembrados pelas cores vibrantes e brilho, também teve uma onda de cores pastéis. Elas eram encontradas principalmente na decoração de casas e na vestimenta, sendo um dos exemplos mais populares as roupas dos protagonistas de Miami Vice.

Projeto de website.

Atualmente, podemos ver os tons pastéis principalmente em interfaces digitais, como sites e aplicativos, assim como em roupas e outros produtos. Essas cores são muito utilizadas quando o objetivo final é uma estética convidativa e sofisticada, e são geralmente acompanhadas de outras tendências, como o uso de espaços amplos e abordagem minimalista. O ressurgimento pode ser, em parte, inspiradas nas paletas cromáticas dos anos 80. Além disso, existe um padrão que defende que estilos na moda voltam a ser tendência de 30 em 30 anos, e de fato, isto pode ser visto com as cores pastéis.

Projeto de aplicativo de música

Cores do ano

Outro fator importante para esta tendência é a Pantone, empresa conhecida por seu sistema de cores. Todos os anos, a empresa escolhe uma “cor do ano”, baseando-se nas tendências de cores crescentes na moda, filmes, carros, etc. Em 2016, ao invés da escolha de uma única cor, foram selecionadas duas: Rose Quartz e Serenity, ambas pastéis. A escolha das cores foi dada em resposta aos acontecimentos violentos e a agitação do ano anterior.

Lançamento das cores do ano de 2016 da Pantone

O caso do “Millennial Pink”

Uma outra tendência crescente dentro da categoria de tons pastéis é o Millennial Pink, também conhecido como “Tumblr Pink” ou “Scandi Pink”. É um tom de rosa pastel que possui uma certa variedade, incluindo “pêssego”, “salmão” e “rose gold” (que a popularidade pode ser atribuída ao lançamento dos produtos da Apple, em 2016).

A fama desses tons está muito associada com a geração nascida a partir dos anos 80, e daí surge o nome “Millennial”. Além de ser considerada como uma cor nostálgica, também possui uma certa carga política: é bastante relacionada com movimentos do feminismo e de neutralidade de gênero.

O Instagram, por exemplo, foi um dos sites principais para a popularização dessas cores no mundo mainstream, principalmente por causa dos seus filtros que emulam uma imagem com cor envelhecida. O Tumblr também teve um grande papel na difusão do “Millennial Pink”, principalmente com os movimentos antecessores como Aesthetic, Vaporwave e Seapunk.

--

--