Cores Tropicais

Álvaro Casagrande Souza
Tendências Digitais
6 min readApr 17, 2018

A estética de filmes de ficção científicas podem ser dos mais variados tipos: apocalíptico, cyberpunk, futurístico, antigo e entre outros. No entanto, filmes direcionados para o público jovem com temáticas de heróis, com poderes ou não, têm apresentado uma estética visual, tanto na área de divulgação (em Posters, Cartazes, Capas de Blu-Ray, Logos e etc.) como na coloração do filme no tocante à sua estética e identidade visual, uma paleta de cores não muito usual.

Antes de vermos exemplos de filmes que usam essa estética, precisamos entender um pouco melhor sobre a origem da tendência. Podemos chamar essa estética super colorida e com altos níveis de saturação de uma paleta de Cores Tropicais. As referências para essa composições e cores são exatamente as paisagens e locais que tem um clima tropical, isto é, praias com climas quentes, natureza, folhas de coqueiros e céus com cores admiráveis durante o pôr-do-sol. Esses elementos são bastante usados como referências, dando origem para trabalhos de Design Digital e entre outros produtos.

Essa estética usa de variadas cores e tons quentes num mesmo espaço, com transições, brilhosidade exageradas e com sobreposição de outras imagens e silhuetas, como no exemplo de campanha da linha de produtos Make B. da empresa O Boticário:

Referências reais
Estampa criada com base nas referências de paisagens tropicais e arte final de propaganda publicitária digital.

Falando agora sobre a aplicação das Cores Tropicais em filmes de Ficção Científica direcionados para o público jovem, temos muitos exemplos, mas apenas alguns serão citados aqui, por serem grandes produções de sucesso. As cores também são um grande atrativo para o público mais jovem, pois deixa a identidade da publicidade muito mais vibrante e remete à um contexto mais alegre e festivo, que são características que chamam a atenção deste público em geral.

Os primeiro exemplos que serão citados aqui e que fazem uso parcial dessa tendência de cores tropicais, pois não aplicam o conceito na colorização do filme em si, apenas em seus materiais publicitários. O primeiro deles é o filme Star Trek: Beyond de 2011, que apresenta um pouco deste tema tropical em alguns de seus posteres, o que foi uma característica que chama atenção quando comparamos a arte deste filme com a do primeiro longa-metragem da franquia, de 2009.

1. Poster do primeiro filme (remake) da franquia — 2. e 3. Posters promocionais do segundo filme.

O segundo exemplo desse tipo de uso das cores tropicais é o filme Suicide Squad (Esquadrão Suicida) da DC Universe (universo cinematográfico da DC Comics), que também usou dessa estética somente no material publicitário ao invés de aplicá-lo na colorização dos filme também. Veja as imagens:

1. Primeira imagem publicada do filme 2. Material publicitário do longa.

Por outro lado, temos outros exemplos como os filmes produzidos pela Marvel Studios para o MCU (Marvel Cinematic Universe) que escolheram aplicar as cores mais quentes e tropicais tanto em suas peças publicitárias como no que se passa na grande tela. O primeiro exemplo, dentro deste universo criado pela empresa, é a franquia Guardians of the Galaxy (Guardiões da Galáxia). A franquia, pelo menos por enquanto, é composta por dois longas, e nos segundo deles, temos uma explosão de cores, degradês e altos níveis de saturação nas cores, configurando uma estética tropical e que funciona muito bem com o contexto e tom de ação e humorístico do filme.

Materiais publicitários para o segundo filme da franquia Guardiões da Galáxia.

O mais recente longa metragem, que usa dessa estética e que foi produzido pela Marvel Studios, é: Thor: Ragnarok, que gerou bastante discussão e dúvidas antes de seu lançamento por possuir um visual que entrava em contradição com o visual dos outros dois filmes anteriores da franquia: Thor (2011) e Thor: The Dark World, que apresentavam uma paleta de cores mais escuras e tons de azul. Fãs e Críticos dizem que no filme há referências dos quadrinhos de Jack Kirby, o que não deixa de ser verdade, pois existem decorações de cenários em cenas do filme que foram retiradas de páginas das Histórias em Quadrinhos, além das cores que estão presentes também nas HQ’s, característica forte nas histórias ilustradas pelo autor.

Comparação entre uma cena do filme Thor: Ragnarok e uma capa de HQ de Jack Kirby

No entanto, não se pode negar que as cores e a identidade visual do longa metragem em live-action carregam características da estética Tropical. Tendo em mente ainda esse visual, podemos reconhece-lo através dos posteres e cenas do filme, que são extremamente carregas de cores com alta saturação e vibrações fortes entre si, dando um visual que ainda não havia sido usado de forma tão exagerada nos filmes da franquia do herói do Reino de Asgard. Veja aqui alguns dos posteres publicados pela Marvel antes do lançamento do filme.

Essa tendência de estética de Design trouxe um novo modo de se ver os filmes de super heróis, pois apesar de já haverem quadrinhos e desenhos animados bem coloridos, o uso das cores tropicais foram e estão sendo muito bem usadas para criar essa identidade para os longa-metragens de ficção científica, e que também são usados para produtos do dia a dia como estampas de roupas, móveis, cosméticos, acessórios e entre outros.

No entanto, como tratamos de Tendências Digitais, um exemplo de uso de cores fortes, bem contrastadas e vibrantes dentro do mundo digital, são grandes telões e publicidades digitais que usam desse estilo em suas peças, vídeos e imagens digitais. Podemos encontrar exemplos desse meio na famosa Times Square, em Nova Iorque, que usa de seus grandes telões e placas digitais para projetar as propagandas e publicidades mais diversas e que mudam constantemente. Além desse exemplo nos Estados Unidos, temos a Akihabara, que é bem semelhante, mas fica em Tóquio, no Japão.

1. Times Square (Nova Iorque, EUA) — 2. Akihabara (Tóquio, Japão)

Com isso, podemos afirmar e ver que o uso das cores tropicais em publicidades e propagandas digitais vem sido usadas no mundo digital em grande escala e por grandes empresas que apostam nessa estética para venderem seus produtos e suas marcas.

--

--