Covers de músicas de filmes

Glenda Mörking Kruk
Tendências Digitais
4 min readMar 30, 2017
Cover de música feita por youtubers. Acima a letra real da música, abaixo, o resultado obtido pelo Google tradutor.

Muito antes da tecnologia dos filmes existir, as grandes peças de teatro já se dispunham de várias outras maneiras de chamar a atenção de seu público, não só com a habitual atuação e os lindíssimos figurinos, mas também com a produção de musicais em meio a peça, músicas as quais contariam um importante trecho da história, mas de maneira diferente, mais dinâmica, mais alegre ou animada, com rimas, dança e coreografias cativantes. Obviamente os musicais não estão relacionados somente a músicas e coreografias alegres, é muito comum aqueles que tratam de assuntos sérios e até mesmo pesados, e que também se utilizam dessa forma de narrativa para emocionar os espectadores.

Foto da versão brasileira de Cats, um dos mais icônicos musicais da Broadway.

Com a criação das tecnologias de captação de imagem, as quais deram origem aos filmes, essa cultura de musicais não foi perdida, pois sempre há quem assista à um filme apenas a espera de uma música que ajude na imersão do enredo, ou mesmo só como uma forma de quebrar um pouco a forma de narração tradicional. É claro que há também aquelas pessoas que gostam dos musicais porque gostam de cantar, e podem acompanhar a música do filme cantando por elas mesmas (aliás, é difícil achar quem não goste de cantar, mesmo sabendo que não é o melhor interprete do mundo).

Cena icônica do filme Singin’ in the Rain, de 1952.

Além do avanço da tecnologia dos filmes, houve também um grande avanço na internet, que agora possui diversos sites que servem como plataforma de postagem de vídeos. Nesses sites é possível fazer o upload de qualquer tipo de audiovisual, sobre qualquer tema desejado. O público dos filmes musicais gosta de compartilhar com seus companheiros “musicolatras” as suas músicas favoritas de seus fimes favoritos, para que possam desfrutar a qualquer momento das emoções que essas os trouxeram. Também é comum esse compartilhamento para que as pessoas tenham a oportunidade de aprender a letra de suas canções favoritas, e para que que possam cantá-las sem medo de errar.

Em meio a esse ambiente de compartilhamento, surgiu uma tendência, a qual consiste no fato desses fãs de musicais regravarem suas canções favoritas interpretadas por eles mesmos. Esse hábito de regravar músicas chama-se cover. Hoje em dia é cada vez mais comum achar os mais variados tipos de cover, porém, aqui, o foco é o cover que fãs fazem de músicas de filmes. Considerando os variados tipos de reinterpretações que existem, pode-se citar aqueles que são os mais comuns, que consistem apenas em regravar a música, não mudando em nada a melodia, apenas cantando com sua própria voz, a sua própria maneira. Como exemplo e possível mostrar um cover feito por Jayn (LittleJayneyCakes no YouTube), da música “Shiny” do filme “Moana”. Nota-se que a autora não modificou em nada a música, apenas a reinterpretou cantando de seu jeito especifico.

Outra forma de cover muito comum, é aquele que visa modificar o estilo musical da canção em si. Um bom exemplo disso são as interpretações feitas pelo artista Caleb Hyles, também no YouTube, o qual regrava as suas músicas favoritas (ou aquelas sugeridas por seus seguidores) no estilo metal. Não importa qual seja o estilo original, Hyles faz uma reinterpretação da música, e a recria com as características específicas do metal. O artista possui várias “séries” de cover que faz, mas para exemplificar um desses estilos, a “série” metal dele se encaixa perfeitamente.

Mas hoje em dia, o que é mais comum do que querer ser engraçado e tirar umas boas risadas das pessoas?

A youtuber Malinda Kathleen Reese possui uma “série” hilária em seu canal, chamada “Google Translate Sings”, a qual consiste em pegar músicas populares sugeridas por seus seguidores, jogar a letra dessas músicas no software de tradução online “Google Tradutor”, pegar o resultado dessa tradução (na grande maioria de vezes, bizarra) e cantá-la como se fosse uma letra de música real. O resultado dessas canções é capaz de fazer qualquer um (com certo conhecimento em inglês, é claro) derramar lágrimas de tanto rir, pois as frases e palavras soltas que esse tradutor gera não fazem sentido nenhum.

Obviamente existem diversos tipos de covers criados diariamente os quais não foram listados, porém, os citados aqui servem apenas como exemplo dessa vasta tendência que se espalha pelos sites de compartilhamento de vídeos.

--

--