Crianças no Youtube

Gabriele Eichel
Tendências Digitais
2 min readJun 3, 2016
A garotinha Grace abre um Kinder Ovo Maxi. O vídeo já foi visto mais de 1,6 milhão de vezes

Se você já deu um celular na mão de uma criança de 3 anos, sabe que elas conseguem se virar muito bem no Youtube. Elas chegam ao ponto de ter canais favoritos, e acham seus vídeos sem ao menos saber ler.

Aproveitando esse cenário, muitos canais feitos por crianças mesmo, com o auxílio dos pais, são feitos para crianças de idades entre 2 e 6 anos. Alguns destes canais mostram unboxing de doces e brinquedos. Em outros, a criança ou até um adulto simplesmente são filmados brincando, e os espectadores assistem as histórias criadas durante a brincadeira. E ainda existem outros vídeos, que vão desde gameplays de Minecraft, à vídeos bizarros de mods de GTA com a mesma música infantil tocando de novo e de novo.

O usuário do Reddit /u/ra3ndy conta que seu filho de 2,5 anos descobriu esses vídeos sozinho, e que eles são como “reality TV para bebês”. Outros usuários também relataram que seus filhos encontraram esses vídeos, e que não param de assistí-los. Também tomaram nota das horríveis músicas infantis que tocam nos mesmos.

Exemplo de vídeo infantil considerado “horrível” pelos pais e adorado pelos pequenos.

Essas crianças, tão pequenas e ainda aprendendo a se expressar, já conseguem encontrar facilmente o canal e vídeos desejados. Provavelmente, isso é uma junção do fato de que smartphones e tablets estão cada vez mais fáceis de usar, das sugestões de vídeos que aparecem no YouTube, e do fato de que são os pais quem inicialmente empurram o celular com os vídeos para as crianças.

E esses vídeos são feitos porque são lucrativos: O canal FunToyzCollector lucrou 4,9 milhões de dólares em 2014 com seus vídeos de unboxing de brinquedos. As crianças tendem a assistir muitos vídeos, e como são pequenas também não usam bloqueadores de anúncios e muitas vezes assistem as propagandas.

Os donos dos canais aproveitam as modas infantis do momento, como os Vingadores e o filme Frozen, e fazem vídeos com os personagens. Um canal de brinquedos vai fazer vídeos com brinquedos do filme; um canal que tenha vídeos com músicas infantil vai colocar desenhos de diversos personagens nos vídeos; um canal de gameplay vai usar mods dos personagens nos seus jogos.

O motivo por trás dessa obsessão por vídeos pode ser os personagens: por isso essas crianças são conhecidas por gostar de ver o mesmo filme várias vezes. Elas gostam de ver o personagem apenas, e não dão importância para a história que está passando, então um vídeo muito ruim com o Homem Aranha vai continuar sendo interessante.

Ou então, no caso dos vídeos de unboxing ou de brincadeiras, pode ser que elas sintam a mesma emoção de abrir um brinquedo novo ao assistir, ou de brincar com eles, ou talvez de comer o chocolate que veio com a surpresa dentro.

Devemos, porém, tomar cuidado para que a criança não fique exposta a muito consumismo ou à vídeos inapropriados que possam aparecer no feed.
O ideal é sempre deixar que a criança use a internet com supervisão de um adulto.

--

--