Crise de meia idade na internet

mAister
mAister
Nov 24, 2018 · 3 min read

No meu tempo isso não era assim! Mas isso é muito feio, você tinha que ter vivido aquela época! Aquilo sim era felicidade!

Frases como essas são comuns quando pessoas, saudosistas, se deparam que o tempo mudou sim, mas como estes reagem a essa mudança dos tempo? hein?

Vamos simplificar ou você se adapta a tudo, o que é muito legal, mas você acaba parecendo aqueles senhores de 50 anos, que compram motocicletas “para aproveitar o tempo perdido”, ou você fica se apropriando da estética passada para te trazer conforto, nesse mundo caótico que se tornou a nova internet, que acabou por criar o estilo Nostalwave.

Você pode encontrar mais informações sobre o estilo Nostalwave nesse link

Vale lembrar que a internet se popularizou nos anos 90 e atingiu o auge da estética que conhecemos a famosa cara dos anos 2000. Mas acontece que nesse meio tempo pessoas que utilizavam a famosa ainda habitam a famosa rede.

Então esses habitantes que se autodenominam “precursores”, mesmo nem sendo, ao se deparar com imagens wordart e vaporwave sentem que estão mais próximos dessa cultura do que o jovem internauta.

Esse comportamento fomenta o estilo de postagens que reintegram a antiga cultura com o discurso de “Eu estive lá”, “Eu vi” ou o famoso “Quem lembra, curte” essa é uma maneira de pessoas que muitas vezes se sentem desconexas da realidade que se encontram (por estarem rodeadas de jovens) tentarem achar outros que se identificam com eles e provar que mesmo não sabendo tirar um print-screen eles fizeram parte da cultura inicial, e por isso, devem ser respeitados.

Mas como um senhor em uma bicicleta não é legal…A font do word em degradê e 3D tbm continua não sendo, por isso jovens de maneira satírica começaram a usar novamente a estética antiga da internet para fazer memes utilizando a fonte, fazendo uma apropriação da estética e dando um novo significado.

Para saber mais sobre a estética Word Art você pode encontrar mais informações nesse link

Portanto existe um conflito de gerações habitando o universo da internet e se apropriando de estéticas de forma diferente, uma mais antiga usando de forma nostálgica para achar seus aqueles antigos companheiros que também se sentem da mesma forma e jovens usuário apenas aproveitando da estética e tirando um sarro.

Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

mAister

Written by

mAister

Drama cotidiano

Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade