Interfaces customizadas

Modificar a interface de alguns dispositivos é possível, mas até que ponto essa customização é “aceitável”?

Paula Konno
Tendências Digitais
4 min readJun 7, 2017

--

A customização de interfaces é um recurso disponível apenas em certos sites, sistemas ou aplicativos, alguns permitem maior customização e outros são mais restritos, além daqueles em que a customização é praticamente inexistente. Essa customização varia desde a simples variação de cores das fontes e botões da interface até a troca de seus ícones.

No sistema operacional Android, que é utilizado principalmente em dispositivos móveis, existem aplicativos que mudam a aparência da interface do sistema, como por exemplo o LINE Launcher. Esse aplicativo permite ao usuário modificar diversos aspectos da interface de seu dispositivo, como o tamanho e cor de fonte, a aparência e tamanho dos ícones, wallpapers diferentes dentro do menu e dentro das pastas, entre outras diversas modificações possíveis.

Alguns Temas disponíveis no LINE Launcher

A customização da dashboard do Tumblr é bem popular e existem também diversos temas para modificar sua interface. Existem tanto temas que modificam até os ícones principais da dashboard quanto outros que modificam apenas as cores do background.

No Twitter é possível alterar a cor do seu tema e no Messenger do Facebook, é possível alterar a cor das janelas de conversa.

Por outro lado, no sistema operacional iOS, a customização é praticamente inexistente, sendo uma das únicas modificações possíveis a troca de wallpaper e de lockscreen. Existe a possibilidade de algumas outras mudanças porém por questões de acessibilidade.

A questão é se essa customização deveria ter limites ou não, e o que seria mais importante para o usuário, a liberdade ou a qualidade? Cada vez mais aplicativos, sistemas ou sites estão permitindo algum tipo de customização, o que pode ser justificado pela vontade do usuário de sentir que aquela interface tem a sua cara, que ela é única para si e a “pertence”, muitos usuários gostam de ter essa liberdade para customizar o que quiser.

Porém, dependendo de quanta liberdade é dada, pode-se trazer algumas complicações na interação do usuário com a interface, como por exemplo a utilização do LINE launcher no sistema Android que permite a modificação dos ícones, estes que são muito importantes na hora do planejamento de uma interface, tanto para a estética quanto para a interação. Por isso, quando um ícone é modificado (geralmente sem nenhum tipo de estudo), ele pode trazer dificuldades na interação do usuário com a interface.

O uso de um tema de dashboard para o Tumblr por exemplo, além dos que permitem a modificação dos ícones, podem trazer dificuldades de leitura se as cores não forem bem escolhidas, podendo transformar o site que tem uma interface relativamente simples de usar em uma experiência não muito agradável.

Diferente dessas customizações, as mais simples como as do Twitter e do Messenger onde apenas a mudança da cor de alguns aspectos são permitidas, não causam problemas para a interação do usuário com a interface.

O iOS ao contrário do Android, segue um certo padrão, tanto que por isso existem guidelines para developers, apesar do Android também possuir guidelines, no iOS o padrão é mais seguido entre os aplicativos, não existindo muito espaço para a customização dentro do sistema.

Tanto a qualidade quanto a liberdade são importantes, mas é essencial saber balancear os dois. É possível existir a liberdade da customização porém sem tirar a qualidade na interação do usuário com a interface.

--

--