Tecnologia: da ficção para a realidade

Sara Pires
Tendências Digitais
5 min readApr 23, 2017

Os filme de ficção científica são filme que reproduzem historias fictícias e especulativas com base científica de fenômenos que não são totalmente aceitos pela ciência moderna, juntamente com elementos futuristas ou outras tecnologias.

Viagem a Lua (1902)

O primeiro filme considerado (atualmente) filme de ficção cientifica foi o Viagem a Lua, 1902, que mostra a ida do homem a lua e o aparecimento de extraterrestres. Uma grande revolução para época, mas que só ganhou forças a partir dos anos 50, quando o termo science fiction ganhou fama nos EUA, apesar do termo ter sido criado criado em 1929, por Hugo Gernsback.

Esse gênero cinematográfico ganhou os cinemas e são uma tendencia até os dias atuais. Muitos deles podem ser considerados fonte de inspiração para novas pesquisas e criação de novas tecnologias.

O que pode ser comprovado se comparamos e analisarmos os filmes e as tecnologias existente e em fase de pesquisas.

Celulares — Tempos Modernos (1928) e Star Trek (1960)

No filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin e lançado em 1928, vemos uma cena onde uma mulher está andando e segurando um aparelho no ouvido ao mesmo tempo em que conversa com outra pessoa que não está lá. Também, na série Star Trek, da década de 60, os tripulantes possuíam um comunicador muito similar aos celulares.

Chamada de vídeo — Os Jetsons (1960)

No desenho de Hanna Barbera, os Jetsons, que se passa 100 anos no futuro, eles se comunicavam através de chamadas de vídeo, hoje são bastantes comuns, por programas como Skype e FaceTime.

Tablets e assistente pessoal — 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

No filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, dois astronautas almoçam enquanto lêem notícias em um aparelho muito similar ao tablet.

No filme também existe o assistente de voz HAL 9000, você pode conversar como o programa Siri , da Apple.

Computadores — Jogos de Guerra (1983)

Em 1983 os computadores eram máquinas bem diferentes das de hoje, limitadas apenas a engenheiros. Porém, o filme Jogos de Guerra retrata um mundo onde essas máquinas são acessíveis a todos e elas já fazem parte do cotidiano das pessoas. Além disso, ele traz uma discussão sobre segurança digital, hackers e, além disso o filme usou pela primeira vez a palavra “firewall”, um termo bem comum na segurança da informação.

Skate voador, tênis com amarração automática, drones, kinect — De Volta Para o Futuro 2 (1989)

Se pensarmos nesse filme poderíamos fazer uma publicação apenas sobre as tecnologias que ele inspirou, pois foram muitas. Mas vamos apenas mostrar uma que ainda esta em teste e duas que já são comuns no nosso cotidiano.

O Hoverboard, mostrada no filme De Volta para o Futuro 2, está prestes a se tornar realidade, a montadora japonesa Lexus anunciou que vai lançar um skate voador, que é movido por ímãs e supercondutores resfriados com nitrogênio.

Em outra cena os telespectadores assistem a câmeras teleguiadas sobrevoando e fotografando o vilão. Conhecidos no Brasil como Vants (Veículo Aéreo Não Tripulado), os drones foram popularizados.

No filme vemos em uma das cenas pessoas jogando videogame sem utilizar um controle, apenas o corpo. Esta tecnologia já é realidade, por meio do Kinect, do Xbox.

Carros que dirigem sozinhos — O Vingador do Futuro (1990)

No filme O Vingador do Futuro, é retratado tanto a realidade aumentada e quanto os carros de taxi autônomos, conhecidos como Johnny Cabs. Hoje, o Google é um dos maiores defensores de carros autônomos, e agora existem três estados nos EUA onde os carros que dirigem sozinhos são permitidos por lei para fins de teste.

Celular com leitor de digital — 007- O Amanhã Nunca Morre (1997)

Resultado de imagem para 007 o amanhã nunca morre celular

Em 1997, James Bond já contava com um aparelho que escaneava impressões digitais. Atualmente a Apple lançou a partir do 5S, celulares que fazem uma leitura biométrica para desbloqueia do celular. Outros aparelhos como caixas eletrônicos, notebooks e outros, que também contam com a biometria.

Telas sensíveis ao toque — Minority Report (2002)

A interface dos computadores mostrados no filme Minority Report (2002) impressionou a todos. As telas sensíveis ao toque eram bem comuns na realidade do filme. Porém, elas só começaram a se popularizar em 2007, quando Steve Jobs lançou o primeiro iPhone.

Trazer o que era apenas uma ficção para a realidade não é um desejo tão atual da humanidade, desde o lançamento do primeiro filme de ficção cientifica Viagem a Lua (1902), pesquisadores e cientistas fizeram de tudo para que então em 1969 o primeiro homem realmente pisasse na Lua. Porém esse desejo ganhou mais forças a partir dos anos 90 e se tornou realmente uma tendencia dos dias atuais.

O avanço da ciência e tecnologia, faz com que fique cada vez mais fácil retirar de um filme antigo algo que parecia absurdamente impossível e fazer com que se torne realidade.

Referências:

--

--