Degradê

Francisco Francez
Tendências Digitais
1 min readJun 14, 2017

Degradê ou gradiente de cor é uma sequência de tons contínuos, podendo ser limitado ou ilimitado. Ou seja, é a área onde duas ou mais cores são sobrepostas, cada uma com suas intensidades, formando uma transição suave entre as cores.

O efeito de transição entre cores ficou famoso nos anos 90 com a popularização dos computadores e nos anos seguintes com a popularização da internet. Após o anúncio da nova identidade visual do Instagram, a discussão sobre o gradiente voltou com força total. Ainda mais com outras marcas admitindo estilo visual semelhante em suas logos, como no caso da Oi.

O uso de gradiente antigamente era diferente do que é feito hoje. Nos tempos de logos com gradiente, boa parte deles incluía detalhes metálicos, brilhos exagerados, muitas cores diferentes e transições marcadas, em visuais hoje considerados cafonas. Já o ‘novo’ gradiente mistura transições suaves, cores que harmonizam, tons pastéis e até mesmo incorporando elementos de flat design, gerando um resultado mais agradável para a estética atual, ainda mais mirando no minimalismo em suas representações gráficas.

O gradiente não é apenas aplicado em logos, mas também em representações artísticas virtuais, como por exemplo com o Vaporwave, estilo artístico que também está bastante disseminado nos videoclipes de bandas Pop Coreanas.

O Degradê está bastante difundido nas representações estéticas gerais, sendo elemento comum atualmente e que pode gerar certo receio para algumas pessoas, tendo em vista sua aplicação antiga, porém atualmente está sendo bem trabalhado e implementado de forma elegante, passando de “um efeito brega” para uma solução estética.

--

--