Carência de Likes

Matheus Nakamura
Tendências Digitais
2 min readApr 24, 2017

As mídias sociais surgiram a partir de sites de relacionamento nos anos 90. são sistemas desenvolvidos para possibilitar a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação. Nelas você pode colocar imagens, textos, videos, gifs para diversas pessoas, muitas vezes até desconhecidas.

Estes canais de comunicação surgiram a partir da evolução e mescla de salas de chat, fóruns de discussão, blogs, paginas pessoas e sites de relacionamento criados nos anos 90. Assim, surgiu um ambiente onde o usuário informa dados para um cadastro e constrói um perfil, busca pessoas conhecidas ou de interesses em comum para formar um circulo de amizade.

Com o tempo foram surgindo várias redes diferentes, chegando as mais populares da atualidade, como Facebook, Instagram e Twitter. E algo que muitas destas redes tem em comum é a ferramenta de curtida, ou like, como preferir.

Quando alguém posta algo, seja um texto, vídeo, foto, gif ou link as outras tem a possibilidade de mostrar que gostaram daquilo apenas clicando no botão de jóia ou coração. Algo bem interessante e legal, que te dá um feedback da reação dos seus amigos. Porém, isso começa a ser algo extremamente negativo quando o individuo se torna dependente disso.

Em Black Mirror, série de televisão criada por Charlie Brooker, cada episódio apresenta uma ideia, ou possibilidade de tecnologia ou forma de usá-la diferente. O primeiro episódio já é sobre nosso assunto, nele as pessoas usam a avaliação para ter acessos, conseguir cargos, para fazer locações e varias outras coisas. Tudo gira em torno de como a pessoa está avaliada em um nível de 0 a 5. Para conseguir uma melhor reputação as pessoas precisam estar sempre sorrindo, postarem coisas interessantes do seu dia-a-dia, se envolver com outras pessoas bem avaliadas e evitar as de nível muito baixo.

Isso é uma imagem de onde chegará a sociedade no caminho em que está. Há muitas pessoas que dramatizam o fato de não receberem um certo numero de curtidas, fazem de tudo para tem o maior numero possível de “likes”, ou pessoas que dão mais ou menos valor as outras pelo numero de seguidores que elas possuem.

--

--