Design para deficientes

Em nossa sociedade deficiencias estão virando menos taboo e sendo mais aceitas e acomodadas. Com isso, o design está tambem acomodando essas pessoas, criando produtos para eles.

Um do exemplos disso é a compania de roupas IZ (us.izcollection.com) que cria roupas para pessoas que usam cadeira de rodas. As roupas tem cortes especias mais confortaveis para quem fica sentado o tempo todo.

Na palestra a apresentadora fala de como coisas adaptadas para pessoas com deficiencias podem ser usadas como um upgrade para pessoas sem deficiencia. Ela cita um óculos que detecta mudança de som no ambiente e acende uma luz caso haja um pico de som antes mesmo que uma pessoa possa perceber. (Mencionado aos 4:30 minutos) Ela tambem menciona como mensagens de texto foram criadas para pessoas surdas. (Mencionado aos 5:50 minutos)

Há varios produtos no meio digital que foram adaptadas para deficientes: Nova de fonte para dislexicos (opendyslexic.org, extenção para chrome: LINK), BeeLine Reader que cria um gradiente na cor das linhas de texto para seguir melhor em qual linha você está (beelinereader.com, extenção para chrome: LINK), ou até os programas de texto para fala (text to speech) ou vice versa que já são tao populares que o Google e vários celulares tem um imbutido.