Destabulização, prazer.

Bianca Giacomini
Tendências Digitais
2 min readApr 22, 2016

Jout Jout é uma moça normal, normal demais, e isso é muito bom. Juliana Tolezano, a pessoa por trás da persona Jout Jout, conta que o sucesso de seu canal se dá pela destabulização das coisas. Dona de um canal com quase 800.000 inscritos, ela fala de assuntos do cotidiano como se fosse uma conversa humorada e descontraída, mas esse tom leve trata também de assuntos sérios, “tabus” da sociedade, como relacionamentos abusivos e assédio. Essa “destabulização”, palavra que a jornalista de formação tanto adora, é uma tendencia de comportamento que está ganhando força com a era digital e cresce junto com a redução dos preconceitos e um dos fatores que permitem sua expansão é a troca das gerações mais antigas e estritas pelas gerações mais novas.

Um dos maiores exemplos da influencia de Juliana na mídia é a hashtag MeuPrimeiroAssédio, resposta ao caso da Valentina do MasterChef Junior Brasil. Juliana inspirou e mobilizou várias garotas a publicarem sobre seus assédios em redes sociais e falarem abertamente sobre o assunto, mostrando como o assédio na infância é algo muito presente ainda mas também muito omitido na sociedade.

Não só o canal de Jout jout, mas vários outros também estão buscando transformar assuntos polêmicos em conversas leves e cotidianas, tentando tirar a estranheza e a vergonha que causam nas pessoas. Outro canal que evidencia muita isso é o canal da transexual Mandy Candy. No canal, o assunto de transexualidade é tratado abertamente e Mandy não guarda segredos. Um dos vídeos mais acessados é intitulado “Como era ter um Pênis”, e pela própria thumbnail colorida e alegre do vídeo já da pra ver que não parece tratar de assunto polêmico/tabu.

Essa tendência cresce junto com a redução dos preconceitos e um dos fatores que permitem seu crescimento é a troca das gerações mais antigas e estritas pelas gerações mais novas que estão crescendo.

--

--