Armas de raio

Vítor Cit
Tendências Digitais
2 min readApr 24, 2018

Uma constante da ficção científica — Armas de raio ou laser. Praticamente qualquer filme futurista que mostre batalhas ou guerras implementa de uma maneira ou de outra a ideia de uma arma que, ao invés de usar munição convencional, atira raios luminosos coloridos. Exemplos de tais armas podem ser encontrados em obras datando até do século 18 — H. G. Wells descreve uma arma compatível em seu livro “A Guerra dos Mundos”, de 1898.

Marcianos empregam uma arma de raio em uma ilustração da edição belga de “A Guerra dos Mundos”

Um dos exemplos mais famosos destas armas no cinema é na franquia Star Wars. Nos clássicos filmes de George Lucas, praticamente todas as armas usadas pelos diversos personagens e facções usam algum tipo de raio ou laser — de pistolas à espadas até armas de destruição em massa. Star Wars tornou o laser um aspecto insubstituível da identidade visual dos filmes futuristas.

Um aspecto da descrição de armas laser em ficção científica é a inconsistência. Os efeitos e condições do seu funcionamento nunca são claros e constantemente parecem ser dependentes do que o diretor ou escritor julgar mais convenente, como ilustrado na infame cena da cantina na versão editada de Star Wars, na qual um tiro desferido por Greedo ricocheteia na parece ao lado de Han Solo. Em outras instâncias, os tiros causam pequenas explosões apenas.

Controversa cena da edição epecial de Star Wars na qual Han Solo e o caçador de recompensar Greedo trocam tiros com armas de raio.

Não surpreendentemente, armas parecidas foram projetadas, testadas e utilizadas com variados graus de sucesso por corpos militares reais através dos anos. As chamadas DEWs (Directed-energy weapons) são uma grande variedade de instrumentos de uso militar que usam laseres, micro-ondas e raios de partículas para propósitos como defesa antimísseis, ataque ou interrupção de técnologia inimiga.

Durante a guerra fira, tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética tentaram projetar sistemas de defesa baseados em tecnologia de DEW, mas ambos cancelaram os projetos. O mesmo aconteceu na maioria das diversas tentativas de implementar essa tecnologia de maneira prática.

A primeira DEW a ser usada de fato no campo de batalha foi a ZEUS-HLONS, uma arma usada principalmente para neutralizar minas terrestres.

ZEUS-HLONS

Ao contrário de suas equivalentes da ficção científica, as DEWs da vida real ainda são bastante impráticas, e aplicações fora de situações bastante específicas como a citada anteriormente, não são viáveis com a tecnologia atual.

--

--