Dexter e a inteligência artificial

Pedro Henrique de Brito Vieira
Tendências Digitais
2 min readMay 30, 2016

O laboratório de Dexter foi um desenho animado norte americano criado em 1996 pelo cartunista russo-americano Genndy Tartakovsky.

Dexter é uma criança excepcional e super dotada. Mesmo criança já é um grande cientista e possui um laboratório super secreto localizado dentro de seu quarto. Neste laboratório Dexter está sempre criando e inventando as coisas mais malucas possíveis, como um raio encolhedor, um robô lutador gigante controlado por ele, um dispositivo capaz de transformar qualquer inimigo em coelho, macaco ou outros bichos, entre muitas outras invenções.

A invenção que Dexter mais gosta e se orgulha é o Quadraplex T-3000, um computador super avançado com inteligência artificial que ele criou para ajudá-lo em praticamente todas as tarefas do seu laboratório e tornar seu trabalho mais prático. O computador apresenta sistema de AI avançado e um processamento de linguagem natural, entende perfeitamente todos os comandos de Dexter, se comunica naturalmente e apresenta um senso de humor complexo.

Entre 2014 e 2015, a Microsoft em parceria com a revista norte-americana The New Yorker, desenvolveu um projeto que tinha como finalidade criar um computador com inteligência artificial e senso de humor. A ideia era que a partir de uma leitura de várias charges o computador pudesse identificar aspectos que tornam uma situação engraçada e futuramente criar suas próprias piadas.

Foram apresentadas para o computador um grande numero de charges e em seguida foi introduzido nele as informações que dão o contexto das piadas. Em seguida os funcionários da revista The New Yorker responsáveis pelo setor de humor classificaram piadas e charges com a intenção de fazer um ranking com as melhores e piores. Após feito o ranking, as piadas e charges classificadas pelos funcionários foram introduzidas no computador. As escolhas feitas pelo computador entraram em sintonia com o que os funcionários entendiam como as piadas mais engraçadas. A revista recebe aproximadamente 5000 sugestões de piadas para serem publicadas e o computador foi capaz de eliminar aproximadamente 2500 piadas pouco interessantes, agilizando e otimizando o trabalho dos editores da revista.

Apesar de estar longe em termos de tecnologia da invenção do Dexter, esse computador da Microsoft se aproxima muito da ideia do Quadraplex T-3000, que é ajudar e otimizar o trabalho das pessoas através da Inteligência artificial.

--

--