Dupla Exposição e Duotone

Fabio Furtado
Tendências Digitais
5 min readJun 13, 2018

Um estilo que combina duas famosas técnicas e que tornou-se popular no último ano fazendo com que muitos designers e fotógrafos o adotassem em suas produções.

O que é a Dupla Exposição?

É uma técnica muito popular entre os fotógrafos onde duas fotos são sobrepostas em uma única imagem, causando um efeito muito interessante de união das fotos, onde uma complementa a outra.

Muitas técnicas e efeitos praticados na fotografia digital surgiram muito antes da popularização das câmeras digitais e o famoso photoshop, como é o caso da Dupla Exposição, que inicialmente surgiu de uma falha que ocorria nas câmeras analógicas, onde o filme não girava corretamente e acabava registrando duas fotografias em um mesmo espaço do negativo, causando esse efeito de sobreposição das imagens.

Exemplo de fotografia de uma câmera analógica onde acidentalmente ocorreu o efeito de dupla exposição.

Muitas pessoas viam esse efeito como um erro que estragava a foto original, e por conta desse efeito ser causado acidentalmente na câmera muitas pessoas não entendiam o que havia acontecido, e acreditavam que a câmera havia capturado um fantasma na fotografia, essas fotos de supostos fantasmas, geradas através do efeito da dupla exposição, também se tornaram muito populares no início da Internet e do Email.

Mas nem todos viram esse efeito como um erro das câmeras analógicas, alguns fotógrafos visionários e criativos enxergaram o potencial dessa técnica para a criação de belas fotografias, com originalidade começaram a causar o efeito propositalmente para obter resultados muito interessantes.

Fotografia feita com uma câmera analógica causando o efeito de dupla exposição propositalmente.

Com a evolução da tecnologia na fotografia tornou-se mais difícil a execução dessa técnica nas câmeras mais avançadas, pois as câmeras possuíam uma prevenção para que essa “falha” não ocorre-se e prejudicasse a imagem de alguma foto. Mas graças à edição digital essa técnica se tornou muito mais fácil de ser praticada, com a propagação do Photoshop surgiram muitas possibilidades para a criação de efeitos na fotografia ainda mais complexos utilizando a dupla exposição.

Imagem de manipulação fotográfica utilizando a dupla exposição, do fotógrafo Indonésio Maulana Elwafiey
Imagem de manipulação fotográfica utilizando a dupla exposição, do fotógrafo Indonésio Maulana Elwafiey

O que é o Duotone?

É um efeito da fotografia digital que tornou-se muito popular nos últimos anos, principalmente em peças publicitárias, institucionais, pôsteres de filmes, sites, etc. Esse efeito também ficou muito conhecido pelo nome de “Efeito Spotify”, por conta da utilização desse estilo na identidade visual da marca, o Duotone tornou-se a assinatura da popular empresa de serviços de streaming de música.

Efeito Duotone utilizado em um GIF do Spotify.

O Duotone consiste basicamente na criação de um contraste entre apenas dois tons de cores na imagem, um tom presente predominante nas sombras e o outro nos meios tons, muitas vezes causando um efeito monocromático.

A reprodução de meios tons de uma imagem usando a sobreposição de uma cor contrastante em relação a uma outra cor, é chamado de duotone.

Fonte: Design Culture

Para obter esse resultado na imagem, geralmente é utilizado um software de edição de imagens digitais, como o Photoshop por exemplo, e se altera as cores através do mapeamento de Degradê da imagem.

Fotografia utilizando o efeito Duotone.
Duotone utilizado no material publicitário do filme Moonlight.
Montagem utilizando várias imagens com diferentes tons com o efeito Duotone.

Existem métodos de impressão na fotografia alternativa que causam um efeito semelhante ao Duotone, um deles é conhecido como Marrom Van Dyke, que foi muito utilizado no final do século XIX e início do século XX, e deixa a imagem em tons marrons, e o outro método de impressão é o Cianótipo, também conhecido como Blueprint, descoberto em 1842, que deixa a imagem com tons azulados.

Imagem em que foi utilizada o método de impressão Cianótipo.

Dupla Exposição + Duotone

A tendência que foi identificada foi a combinação destas duas técnicas apresentadas no artigo, que juntas causam um efeito muito interessante de surrealismo e contraste de cores. E acredito que esse estilo unindo essas técnicas vai estar muito presente no design digital daqui para frente, em sites e materiais publicitários de grandes marcas.

Utilização da união da Dupla Exposição + Duotone em uma imagem.
Fotografia produzida pelo designer gráfico Thomas Dimetto para um evento em Paris.
Fotografia produzida pelo designer gráfico Thomas Dimetto para um evento em Paris.

Referências:

--

--