E-sports nas Olimpíadas

Fellipe Correa
Tendências Digitais
3 min readNov 24, 2018

É notório que os games se popularizaram de maneira massiva em nosso meio, deixando de ser brincadeira de criança. Dentro desse cenário de popularização, uma vertente surge trazendo seriedade para o mundo dos games, chamada de E-sports “expressão derivada do inglês que quer dizer “eletronic Sport”, é conhecida como esporte eletrônico e é o nome dado a modalidade de competição profissional de jogos eletrônicos.”(CAMPOS, 2018).

Wolnei Cordeiro, em seu artigo sobre a ascensão do E-sports, comenta de forma preciosa o caminho de surgimento e popularização dessa modalidade, nos dando um panorama rico sobre a trajetória de consolidação dessa prática. Por muito tempo houve um preconceito em relação aos jogos, com uma concepção de que o ato de jogar era apenas um lazer ou um passa tempo, porém com a tendência do E-sports na fase de platô de produtividade podemos ver que não se trata mais de passa-tempo.

Hoje existem campeonatos mundiais, com megaestrutura, dignas de uma copa do mundo. O ato de jogar se tornou uma profissão, e com isso vem uma série de outras tendências englobadas nesse contexto. Com estruturas gigantescas, equipes técnicas, times formados, torcida e transmissões ao vivo, podemos identificar uma macrotêndenica nessa circunstância, o surgimento de NARADORES de E-sports, essa tendência pode ser identificada pela crescente de streaming ao vivo das competições.

Mapa de Tendências Digitais

Dentro dessa conjuntura, podemos prever uma expansão ainda maior dos eSportes, abrangendo esferas ainda maiores, com reconhecimento além do mundo dos games, mas no mundo dos esportes propriamente dito. “notícias andam enaltecendo a importância do E-sports, desde notícias do g1.com até reportagens em telejornais famosos como os da Rede Globo está abrindo um espaço e desconstruindo o preconceito das pessoas sobre o tema.” (BRENO, 2016). Esse reconhecimento vem gatinhando desde 2016, e hoje encontramos questionamentos sobre os esportes eletrônicos realmente se tornarem um esporte, a Folha de São Paulo, levanta esse ponto em seu artigo.

Explorando as tendências que envolvem os esportes eletrônicos, dentro da dimensão que eles tem tomado, posso registrar aqui que o próximo e logo passo pra essa modalidade é estar inserido em uma competição mundial de esportes; As Olimpíadas. É o avanço tecnológico, explorando e trazendo a tona novos meios de interação entre real e virtual.

Público de 17 mil fãs lotou ginásio em Berlim para final do Mundial de ‘League Of Legends’ de 2015

--

--