Efeito manada

Guilherme Fischer
Nov 23, 2018 · 4 min read

Nas redes sociais, muitas coisas se tornam populares simplesmente pelo fato serem populares e não por terem alguma qualidade ou relevância relacionada a sua popularidade, e isso se da muito pelo fato do “efeito manada” que ocorre nas redes sociais. Mas o que é efeito manada?

“Efeito manada é o termo utilizado para descrever situações em que um grupo de indivíduos reage de maneira semelhante, mesmo que de forma irracional, apenas por causa da pressão exercida pelo grupo.”

A rede social é um ambiente muito propício para se desenvolver o efeito manada, devido ao fluxo enorme de conteúdo que circula nelas, velocidade de reação das pessoas e a influência que as redes sociais tem nas vidas de todos nos dias de hoje. Em um artigo escrito por Renato Guimarães ao site huffpostbrasil.com, ele fala de forma aprofundada em como ocorre o efeito manada nas redes sociais.

“Um grupo de cientistas americanos e israelenses publicaram na revista Science um estudo intitulado Social Influence Bias: A Randomized Experiment no qual demonstram que um produto ou serviço tem muito mais chances de serem curtidos/aprovados quando o primeiro comentário sobre ele é positivo. Ou seja, uma opinião inicial positiva faz toda a diferença sobre as que se seguem. Em contrapartida, as opiniões negativas não teriam o mesmo efeito.”

Renato comenta em seu texto, o caso da rede social Reddit, que implementou algum tempo atrás a funcionalidade dos moderadores do site esconderem as avaliações feitas pelos visitantes a determinado post por algum tempo, para que as avaliações anteriores não influenciassem as avaliações seguintes.

Nas redes sociais é onde as pessoas costumam hoje em dia expressar suas opiniões sobre o que está acontecendo no mundo, e com isso temos os famosos “textões”, que são textos enormes falando sobre determinado assunto expressando algum tipo de opinião, e isso provoca o efeito manada em diversos leitores, dependendo da influência que o autor do texto tenha em seu meio, ele acaba influenciando de maneira irracional as pessoas que leram a concordarem e passarem a disseminar a mesma opinião para outras pessoas.

Algo que pudemos observar a pouco tempo foram também as enormes discussões que ocorreram nas redes sociais sobre política, as eleições de 2018 para presidente do Brasil, geraram um enorme engajamento de diversas pessoas para defender os pontos de vista sobre os candidatos, e com isso uma grande parte das pessoas foram afetadas pelo efeito manada, escolhendo os candidatos pela influência irracional que sofreram nas redes sociais. Como mostra também Renato em seu artigo.

“A revista americana Nature publicou em setembro de 2012 uma pesquisa chamada A 61-million-person experiment in social influence and political mobilization que usou o Facebook para mostrar como mensagens de estímulo ao voto poderiam realmente influenciar eleitores conectados na rede a comparecem aos postos de votação (o voto não é obrigatório nos estados Unidos).”

Algo que vem se tornando comum também são as “fake news”, e como elas tem o poder de influenciar as pessoas, aumentando esse efeito manada, fazendo as pessoas acreditarem em noticias falsas para mudar cenários de eleições politicas por exemplo.

O fato de estarmos vivendo em um mundo onde a informação e as noticias são disseminadas de maneira muito rápida nas redes sociais, faz com que as “fake news”, sejam muito difíceis de serem verificadas a veracidade de seus conteúdos, e devido ao efeito manada, o alcance que essas notícias tem, acaba sendo enorme, influenciando diversas pessoas de maneira errada.

Conclusão

O efeito manada é algo muito difícil de ser combatido, vai de cada pessoa avaliar o conteúdo que está vendo e não se deixar influenciar pela pressão que as redes sociais tem nas vidas das pessoas, além de antes de compartilhar algo em Facebook, Twitter, etc, é sempre bom verificar a veracidade da noticia e não compartilhar somente pelo fato de várias pessoas estarem compartilhando.


Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

Guilherme Fischer

Written by

Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade