#elenão

Débora V
Tendências Digitais
2 min readSep 28, 2018

Uma das principais manifestações de usuários em microblogs é a respeito de posicionamento político. Por conta disso, diversas hashtags foram criadas para identificação de ideais similares entre os próprios utilizadores dos microblogs. Assim, nesses últimos meses, a campanha contra Jair Bolsonaro vêm crescendo conforme a época de eleições se aproxima.

A campanha pode ser encontrada com facilidade no Instagram (com 255,752 posts contendo a hashtag até o momento) e Twitter, impulsionando debates e notícias a respeito.

Além do público geral, celebridades e figuras públicas já manifestaram seu apoio ao movimento, que chegou a nível internacional. Cantoras como Madonna e Cher foram apenas alguns dos nomes relacionados à campanha.

Além de defender um posicionamento político de forma pública, o uso da hashtag é cobrado de famosos por parte do grande público, como aconteceu com a cantora nacional Anitta. Após começar a seguir uma amiga que expressou publicamente sua intenção de voto no candidato, os fãs da cantora cobraram dela o posicionamento em relação ao movimento.

A influência direta no comportamento do público mostra o poder que a campanha ganhou, e que aumenta à medida que as eleições chegam no Brasil. Por ser uma tag intrinsecamente ligada à política, é possível sugerir que, independente do resultado, ela morra após a concretização das eleições.

--

--