Expressão de emoções em jogos

Thainara Meneghelli
Tendências Digitais
3 min readJun 19, 2017

Recentemente, os jogadores de Overwatch foram à loucura com o novo set de emotes criado para comemorar o primeiro ano de aniversário do game. Todos os 24 guerreiros ganharam gestos de dança que possuem referências tanto antigas quanto atuais, o personagem Winston, por exemplo, recebeu uma coreografia que foi utilizada em Pulp Fiction.

Este tipo de interação adiciona um toque mais humano aos jogos multiplayer, sendo possível criar momentos de descontração que não seriam necessários para o bom andamento de uma partida, mas fazem toda a diferença na hora de interagir com outros jogadores, sejam eles membros da mesma equipe, ou não, trazendo um certo “calor humano” para a terra sem lei dos jogos em rede. Após uma vitória, é extremamente comum o uso deste recurso para comemorar o bom trabalho da equipe — Fora do mundo virtual, esta cena é extremamente comum após uma goleada em jogos de futebol. Este recurso abrange desde animações complexas de personagens até simples emoticons enviados para outro jogador durante uma partida — como em Clash Royale.

Este tipo de comportamento em meios digitais surgiu inicialmente com os símbolos :-( e :-), não há uma data específica para determinar quando eles foram utilizados pela primeira vez, mas o registro mais antigo de seu uso, é 19 de setembro de 1982. Esta é uma forma de comunicação que segue evoluindo, e está cada vez mais globalizada: os emojis e stickers já são populares no mundo inteiro, dentro e fora dos canais digitais. É interessante como algo tão simples pode estar se tornando uma linguagem universal, facilmente utilizada e compreendida por todas as nações do globo terrestre.

Faustoper

Em 2013 os stickers chegaram ao Facebook, e logo após, ao Telegram. De dimensões maiores do que as de um emoji e uma variedade infinita de pacotes disponíveis, eles chamam muita atenção em uma conversa. No Telegram, é possível criar seu próprio pacote de stickers, recurso que acaba fortalecendo a cultura dos memes (que já é muito difundida no Brasil). A comunicação por símbolos no meio digital é uma das criações mais únicas de nosso tempo, quanto mais ela evoluir, mais forte será sua cultura nas gerações que estão por vir.

Atualmente, todos os jogos que são feitos pensando na experiência multiplayer possuem algum recurso para comunicação, mesmo que seja o clássico formato de chat por texto ou voz. A indústria tem investindo cada vez mais em formas criativas de implementar este recurso, afinal, quando a comunicação é um dos pilares da experiência e é utilizada de uma maneira única, o jogo acaba recebendo muito destaque, como é o caso de Journey: ao encontrar outro personagem, não é possível se comunicar com palavras, mas sim com símbolos, esta característica permitiu que o jogo se tornasse referência do gênero contemplativo.

O pensamento de que a tecnologia e principalmente os jogos online afastam as pessoas ainda deve perdurar muitos anos. Mesmo que a internet seja um lugar extremamente social, é necessário que mais recursos como estes sejam criados para aprimorar cada vez mais a comunicação no meio digital, e desta forma, torná-la mais humana.

Leituras relacionadas

--

--