Estratégias de marketing nas redes sociais

Uma tendência ocorrente que pude observar em diversos textos aqui postados anteriormente foi a de empresas e marcas se utilizando de diversas redes sociais como forma de marketing digital na tentativa de se popularizar, atingir seu publico alvo, mantendo um contato mais direto com ele e assim alavancar suas vendas.

Algumas das estratégias já são mais conhecidas pelo público, como as propagandas e vídeos promocionais usados no Facebook, Twitter, e Youtube. Mas tem se notado o uso de novas abordagens em redes sociais em que a propaganda de produtos não era tão comum, por exemplo o Snapchat, o Pinterest e o Instagram.

No Snapchat tem sido feito um novo método de publicidade conhecido como Shadowing.

Este método pode ser feito tanto por usuários comuns quanto youtubers e celebridades em geral, trata-se da demonstração informal de produtos e objetos para os seus seguidores.

O usuário recebe o produto de uma empresa/marca especifica e é pago para postar snaps utilizando o produto ou o indicando para seus seguidores. Este método é eficiente e não se torna cansativo para os seguidores por ocorrer de uma maneira totalmente informal, vendo que muitas vezes os seguidores nem parecebem que se trata de uma propaganda já que esta junto dos demais snaps pessoais do usuário.

Outra rede social em que as empresas vem inovando no quesito de Marketing Digital é o Instagram. Nessa rede social as empresas encontraram 3 diferentes formas de fazer a publicidade de seus produtos.

Uma delas, similar ao método utilizado no Snapchat, mas conhecido por Publipost. Em que pessoas famosas ou de alta influencia nessa mídia social posta fotos ou vídeos usando ou indicando um produto. A pessoa que faz a publicação recebe uma quantidade de dinheiro pelo post, desconto na compra do item ou até o recebe de graça.

Tem sido utilizado, também, por diversas marcas a vídeo-propaganda. O vídeo funciona com auto-play sem som ( como no Facebook). O conteúdo desses vídeos devem ser visualmente ricos para que possam envolver o usuário sem a necessidade de áudio. Atualmente essa forma de publicidade não esta sendo somente usada por marcas e empresas, mas também por bandas, empresas de cinema e profissionais de diversas áreas.

E por ultimo, as fotos e vídeos de anúncios que são marcados com a palavra “patrocinado” na parte superior da imagem. São feitos pela conta da própria empresa/marca e muitas fezes o usuário nem segue a empresa, mas seus anúncios aparecem em seu Feed, isso tem como intenção despertar o interesse de um provável consumidor, fazendo com que ele siga a empresa e compre seus produtos. Mas o usuário ainda tem a opção de esconder o anuncio quando não é de seu interesse, também pode dar likes e comentar no post.