Emuladores de Jogos

Caio Nercolini
Tendências Digitais
3 min readAug 28, 2018
Xenoblade Chronicles (Wii) rodando no Windows através do emulador Dolphin.

Emuladores são criados com um objetivo: rodar os jogos de um sistema em outro, como um jogo de Playstation 2 no Windows, por exemplo. Hoje, há inúmeros emuladores de jogos, vindo de consoles antigos como o Atari 2600 até consoles um pouco mais recentes, como PS3 e Wii U.

Alguns sistemas possuem até mais de um emulador, como é o caso do Nintendo 64, que tem mais de 10 emuladores diferentes, devido a sua complexidade de emulação e falta de documentação sobre o console.

Tabela informacional sobre alguns dos emuladores de Nintendo 64.

Porém, os emuladores hoje estão sendo utilizados com possíveis outros propósitos, como o aumento da resolução de display ou interna do jogo, alteração da taxa de quadros por segundo e modificações nos jogos, como texturas em alta resolução, modificação da distância de desenho de objetos e até alteração de modelos 3D, deixando-os mais modernos.

Comparação do jogo The Legend of Zelda: Twilight Princess (GameCube). Na esquerda, a versão original, que roda em 640x480. Na direita, o jogo emulado no Windows com mudança na resolução interna para 1920x1080.

Outro público grande de emuladores são os jogadores que não têm acesso à jogos ou consoles antigos, como jogos desconhecidos de sistemas não mais vendidos. Um exemplo desse caso pode ser visto abaixo, com um jogo que teve poucas cópias vendidas e se tornou caríssimo com o tempo.

Fire Emblem: Path of Radiance é um jogo de GameCube que custava, originalmente, 60 dólares.

Devido a natureza dos computadores, muitos speedruns automatizados (Tool Assisted Speedruns) são realizados em emuladores, por causa da facilidade para automatizar tal. Porém, tal processo só pode ser realizado com emuladores de alta fidelidade com o sistema original.

Embora os sistemas de emulação em si não quebrem lei alguma, a maneira com que o usuário consegue os jogos pode. Para jogar um jogo em um emulador, o usuário tem de comprar o jogo e, então, realizar um processo de extrair o jogo da sua mídia original para o computador. Mas muitos usuários não fazem isso por vários motivos, como a complexidade dessa tarefa ou a falta de alcance do produto original. Por causa disso, muitos baixam os jogos pela internet, um ato considerado ilegal.

Por mais que hajam os problemas legais sobre as cópias dos jogos, os emuladores não estão perdendo o gás, muito pelo contrário; os emuladores recentes estão sendo feitos com uma velocidade muito maior e com documentação muito melhor e, em certos casos, os desenvolvedores estão até conseguindo monetizar esse desenvolvimento, como o caso do CEMU, um emulador de Wii U que foi lançado através do Patreon. Isso nos mostra que o interesse por emuladores continua forte, se não estiver aumentando.

--

--