Enquadramento Vlog
Os vlogs, derivados do termo blog, são um diário pessoal, onde quem o produz mostra sua vida e suas preferências através de um vídeo para que outras pessoas possam acompanhar. Este diário online se popularizou junto com as câmeras digitais e webcams, por volta dos anos 2000, as pessoas passaram a ter mais acesso à estes produtos e a melhores serviços de internet, fazendo com que os vlogs ganhassem mais visualizações.
“Nesses vídeos confessionais o vlogueiro fala diretamente com a câmera, normalmente, de dentro de seu quarto. Isso cria um ambiente mais íntimo do que uma postagem em um blog, em que cada pessoa interpreta o tom do texto de sua forma, e um aspecto conversacional maior com o público, que se relaciona com o vlogueiro como se o mesmo estivesse conversando exclusivamente com cada um que assiste ao vídeo.”
Artigo: Vlog como gênero da indústria audiovisual; Carolina Lourenço Reimberg de ANDRADE
Os vlogs geralmente possuem o formato de câmera parada, na maioria, com um único enquadramento, geralmente em primeiro plano. Alguns youtubers tem apostado em uma proposta diferente desse formato de vídeo, durante a edição são feitos enquadramentos diferentes, geralmente aproximação do quadro, o que gera um impacto maior no espectador, geralmente essa aproximação e mudança de enquadramento, que vai de um primeiro plano para um plano fechado (close) é condizente com o momento de tensão do vídeo, seja o clímax da história, o ponto de reviravolta, algum detalhe que o vlogueiro quer que o espectador preste atenção ou um momento de tensão num jogo em vlogs de gamers que fazem um gameplay de um jogo.
Uma outra variação dos formatos de vlogs são vistos em vlogs de viagens, o enquadramento em primeiro plano é basicamente o mesmo dos vlogs originais, o que diferencia é a movimentação de câmera e no cenário. Originalmente tais vídeos eram feitos dentro dos quartos do vlogueiro, atualmente o cenário não se prende exclusivamente ao quarto, mas sempre há um cenário fixo ao fundo. Nos vlogs de viagens o cenário muda constantemente, mostrando a cidade e pontos turísticos do local, a câmera vai acompanhando o vlogger pelo caminho em um movimento de traveling (um deslocamento da câmera que pode ser tanto na horizontal como na vertical).