Ensinando programação a crianças

Guilherme Müller
Tendências Digitais
2 min readMay 2, 2016

Assistindo a TED talk com Linda Liukas, pode-se identificar um novo método de fazer algo que vem ganhando mais atenção nos últimos anos: ensinar programação a crianças. Aprender programação é algo geralmente comparado ao aprendizado de outras línguas, pois código é um linguagem em si, e aprender a ler e entende-lo propicia ao aluno várias novas oportunidades, mas aprender a “falar” essa língua, abre um leque de possibilidades gigante.

Mitch Resnick: Let’s teach kids to code

Mitch Resnick em seu TED talk “Let’s teach kids to code”, fala sobre a ferramente Scratch, e como sua simplicidade de programação proporciona a milhares de pessoas um meio de se expressar criativamente pela linguagem da programação. Jogos, animações, cartões interativos, tudo isso pode ser feito com essa ferramenta.

A importância de se apresentar ferramentas como essa para crianças, é para introduzir conceitos de solução de problemas e lógica cedo no desenvolvimento do indivíduo, o que proporciona maior crescimento nessas duas áreas, além de transformar uma geração que apenas interage com a tecnologia (sabe ler a língua), a criar novas tecnologias, novos meios de se fazer as coisas (sabe falar a língua), levando o mundo para um caminho onde o ser humano não mais depende dos apetrechos criados por outras pessoas para fazer certas coisas, mas onde pensar em novos meios de se fazer coisas velhas chega a ser quase que uma segunda natureza.

--

--