eSports

Giovanni Campos
Tendências Digitais
3 min readJun 5, 2018

ESport, expressão derivada do inglês que quer dizer “eletronic Sport”, é conhecida como esporte eletrônico e é o nome dado a modalidade de competição profissional de jogos eletrônicos.

Antigamente quando se perguntava a uma criança o que ela seria quando crescer, muitos diriam jogador de futebol, ainda hoje, á crianças que digam a mesma resposta, mas desde 2014, quando os jogos eletrônicos começaram a ter mais visualização, muitas crianças, jovens e até adultos começaram a ver os jogos eletrônicos como uma forma de trabalho e futuro.

A popularidade de tal ambiente vem crescendo de maneira gigantesca até os tempos atuais, porem ainda circundada de muito pré-conceito. Os fãs do E-Sport não se diferem em nada dos fãs de esportes normais, pessoas tendo esportistas como figuras emblemáticas e heróicas, viajando quilômetros para assistir ao seu time jogar, ou torcendo e mandando suas energias ao time em casa, tudo isso e além o E-Sports e o esporte caminham sobre a mesma linha.

Assim como futebol, ser profissional de jogos eletrônicos hoje é como trazer o sonho de qualquer criança que teve convivência com jogos desde a infância, a realidade, afinal, quem nunca quis trabalhar jogando vídeo-game.

Desde os tempos áureos das lan houses, ao redor do mundo, os jogos já tinham um grande impacto na questão de união social desse nicho de apaixonados por games, o que apenas aumentou de maneira acelerada nos últimos anos com a explosão do esporte eletrônico.

Isso aumentou tanto nos últimos tempos que o Brasil foi considerado o país com maior consumo de produtos em relação ao E-Sports. Com isso o governo federal acabou por ver, que realmente isso esta ganhando proporções gigantescas e com isso começou uma votação para trazer o esportista eletrônico como uma profissão real, ou seja a regulamentação da profissão.

Mas diferente do Brasil o mercado de jogos eletrônicos nos EUA, na Europa e principalmente na Coréia do Sul já é algo fixo e firme, tendo a Coréia do Sul como o primeiro país a implementar governalmente e oficializar a carreira de jogador profissional de games ou esportista eletrônico.

Você pode ver o quanto o consumismo e o crescimento desse nicho é tão impactante que o governo o reconhece, o comportamento aos amantes de jogos e esportes não para só em campeonatos, mas sim em eventos e principalmente em streams, onde os fãs podem ficar mais perto de seu jogador favorito, vê-lo jogando, aprender com ele, e conversar ao vivo via chat, se não conseguir vê-lo naquele horário, não se preocupe muitos tem canais no YouTube aumentando ainda mais esse contato.

Por mais que os fãs sejam divididos em seus respectivos jogos, o que os une é o amor pelo esporte competitivo e principalmente pelos jogos eletrônicos, uma maneira de trazer aqueles que não gostavam de esportes convencionais como futebol, e que se encontram na comunidade do E-Sport para torcerem juntos e gritarem a uma só voz pelo crescimento e evolução do esporte eletrônico.

--

--